O uso de robôs em hospitais já é uma realidade consolidada em países como Japão e Estados Unidos, onde a tecnologia aprimora a experiência dos pacientes e otimiza o atendimento. Agora, essa inovação tecnológica chega ao Brasil, com a Kora Saúde assumindo um papel de liderança no Espírito Santo. 

A partir de outubro, o Hospital Meridional Vitória contará com um robô interativo na ala infantil, em uma ação que promete transformar o ambiente hospitalar, tornando-o mais acolhedor e divertido, além de reforçar o compromisso da instituição com inovação e inclusão. 

Como funciona o Ziggy AI!? 

Robo1.jpgBatizado de “Ziggy AI!”, o robô será controlado remotamente por uma profissional PCD (pessoa com deficiência), destacando o compromisso da Rede Meridional com as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Ziggy AI! interagirá com as crianças e seus familiares, contando histórias e realizando atividades lúdicas, contribuindo para um ambiente hospitalar mais leve e humanizado. Sua atuação será programada para não interferir nos cuidados médicos, oferecendo momentos de distração e bem-estar aos pequenos pacientes. 

Essa iniciativa reforça a aposta da Kora Saúde em tecnologias avançadas e inteligência artificial como ferramentas para humanizar o atendimento e proporcionar cuidados centrados no paciente. Além de melhorar a experiência hospitalar, a operação remota do robô por uma pessoa PCD promove a inclusão e cria oportunidades no mercado de trabalho, alinhando-se aos princípios de acessibilidade e diversidade. 

Humanização do ambiente hospitalar 

“Queremos oferecer uma experiência diferenciada para as crianças e suas famílias, ao mesmo tempo em que promovemos uma cultura inclusiva e utilizamos a tecnologia para melhorar o ambiente hospitalar,” afirma Alex Julian, CTO da Kora Saúde. 

Ziggy AI! será uma atração especial durante o mês de outubro e, após essa fase, estará disponível de forma permanente no Hospital Meridional Vitória, com planos de expansão para outras unidades da rede.