Muitas das histórias que contamos revelam empreendedores que queriam mudar o mundo, fazer fortuna ou simplesmente se destacar no seu campo de atuação. Quando, aos 37 anos, Kathy Giusti decidiu empreender não era porque ela queria qualquer destas coisas, o que a levou a criar uma organização de grande impacto social foi a busca por ESPERANÇA. Pois, naquele momento, ela havia sido diagnosticada com Mieloma Múltiplo e tinha apenas três anos de vida, de acordo com os médicos que a consultavam. Pior, o Mieloma Múltiplo era uma doença órfã que não atraia muita atenção da indústria farmacêutica, dada a dificuldade de desenvolver um tratamento adequado e do reduzido número de pacientes, quando comparado a outras doenças como diabetes e hipertensão.

Para mudar este cenário e NÃO DESISITIR da luta que iria enfrentar, Kathy decidiu aceitar um desafio e fundou a Fundação para Pesquisa do Mieloma Múltiplo, que se tornou a instituição líder, no financiamento para pesquisa de tratamentos contra o Mieloma tendo arrecadado mais de US$ 120 milhões até hoje.

Porém, uma das grandes vitórias de Kathy foi conseguir fazer com que as diferentes equipes de pesquisadores trabalhassem em equipe, enquanto antes cada time de pesquisadores não dividia seus conhecimentos com outras instituições pesquisando o mesmo tema, Kathy conseguiu que estes grupos trabalhassem de modo colaborativo, o que garantiu a sua Fundação o desenvolvimento de várias drogas para a doença.

Também é interessante notar, o quanto o MBA de Harvard auxiliou Kathy a enfrentar todos os desafios que teve, para constituir esta impressionante organização, enquanto lutava com sua doença. Nas palavras de Kathy, os conhecimentos adquiridos em Harvard foram as peças centrais para construir esta impressionante organização. Por suas conquistas, ela foi eleita uma das 100 personalidades da revista Time de 2011 e ganhou o Prêmio de Empreendedora da Harvard Business School.

Descobri a história de Kathy por acaso, ao procurar um vídeo do You Tube,  e me impressiono como seu exemplo não era conhecido por nós brasileiros! O seu exemplo nos inspira e mostra porque empreender significa luta, nem que seja por ESPERANÇA de ver seus filhos crescerem! Certamente, o que nos move não é a mera recompensação financeira, mas sim a certeza de podermos construir um mundo em que possamos lutar pelos nossos sonhos!

Acesse os sites: 

Multiple Myeloma Research Foundation

Multiple Myeloma Research Consortium

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

Equipe EmpreenderSaúde

@empreenderSaude/[email protected]

NÃO deixem de assistir este EXCELENTE VÍDEO com Kathy Giusti, durante seu discurso na formatura do MBA de Harvard de 2011:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kdhPsC0sPiU]

As incríveis ACREDITAÇÕES da Fundação para Pesquisa do Mieloma Múltiplo: