A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) organiza tradicionalmente o maior evento anual da América Latina sobre Radiologia e Diagnóstico por Imagem: a Jornada Paulista de Radiologia (JPR). A expectativa é que o evento receba mais de 25 mil pessoas entre congressistas, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes, fornecedores e entidades médicas.

Neste ano, o diferencial é um novo formato, com programa científico de alto nível, desenvolvido em parceria com a Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da América do Norte (RSNA). Esta é a primeira vez que a RSNA, considerada uma das mais importantes sociedades médicas mundiais, faz um acordo com uma entidade da América Latina, colaborando ativamente para a organização do evento. Isso mostra a dimensão da JPR em nível internacional e posiciona o Brasil como precursor, enchendo de orgulho o segmento radiologista no País. A parceria entre a SPR e a RSNA é válida para os anos de 2014, 2016 e 2018.

Segundo Dr. Antônio José da Rocha, presidente da SPR, a parceria entre as instituições foi fruto de um longo trabalho que se iniciou há anos. Esse feito é um grande avanço para a medicina diagnóstica na América Latina. “Há mais de duas décadas, quando trazer professores americanos era muito mais difícil, imaginou-se que os laços poderiam ser estreitados. Trazer um evento da RSNA ao Brasil, em parceria com nossa JPR, era algo inimaginável, mas com trabalho e qualidade, conseguimos agregar valor e consolidar parcerias de grande relevância. Tanto foi feito, e tanto se desejou que por fim o sonho se fez realidade e concretizou-se”.

A programação científica da JPR’2014 foi desenvolvida em conjunto por profissionais das duas instituições. “A comissão científica foi concebida com representação idêntica da SPR e da RSNA para que o programa científico compartilhado em 17 salas simultâneas fosse o resultado da união efetiva das duas sociedades. Além delas, outras salas com participação exclusivas de brasileiros e uma com sul-americanos também ocorrerão. Teremos mais 52 palestrantes, sendo 36 professores norte-americanos”, confirma Antonio Rocha.

A participação da RSNA no evento é importante para desenvolver um relacionamento mais próximo entre profissionais de todos os países, e os líderes das duas sociedades estão convencidos de que esta parceria será fundamental. “Estamos orgulhosos desta parceria internacional. O programa da JPR’2014 vai mostrar alguns dos melhores trabalhos mundiais. O congresso permite não só a receber educação de nível internacional, mas também levar os benefícios desta educação aos seus pacientes”, disse N. Reed Dunnick, presidente da RSNA.

“Radiologistas são médicos curiosos e inovadores do mundo. Estamos sempre à procura de novas técnicas e tecnologias para promover o atendimento ao paciente, através de imagens. Estou certo de que o programa da JPR’2014 vai desafiar e surpreender, oferecendo conhecimento prático que você pode levar para seu trabalho diário em benefício de seus pacientes”, afirma Richard Baron, chairman da RSNA.

Destaques

Pela primeira vez, mais de 36 professores americanos estarão na JPR apresentando os avanços da radiologia mundial, como aulas de introdução às pesquisa, que abordará temas como ética e pesquisa, oportunidades em pesquisa, estatística, entre outros.

Outra novidade fica por conta das aulas de profissionalismo, com abordagens em qualidade de atendimento, relacionamento com pacientes, além de apresentação sobre o futuro da radiologia no Brasil e Estados Unidos, com foco nos desafios e oportunidades nos dois países.

Os mitos e verdades sobre a radiação também é tema de aula especial. A palestra abordará assuntos relacionados ao uso da radiação, seus perigos e benefícios, além de estudos recentes sobre a diminuição das doses em exames.

Ainda sobre radiação, haverá no evento estande do Image Gently, uma ação educativa para conscientização de maior cuidado e segurança em exames que emitem radiação em crianças. Idealizada pela ARSPI (Alliance for Radiation Safety in Pediatric Imaging), com sede nos Estados Unidos, a campanha envolve mais de 500 mil médicos no mundo inteiro, que alertam sobre a real necessidade de realização de exames que usam de doses de contraste e exposição à radiação, como a Tomografia Computadorizada.

América Latina

A importância da JPR e a parceria com a RSNA terá impactos em toda América Latina. A organização se prepara para receber médicos congressistas de diversos países, principalmente da América do Sul, que terão a oportunidade de participar de aulas com os mais conceituados especialistas mundiais. Estão confirmadas dezenas de médicos radiologistas do Uruguai, além de especialistas do Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Venezuela e de países europeus como Espanha e Portugal entre outros.

Estrutura

Durante a JPR, mais de 110 expositores das principais empresas do setor farão exposição técnica, considerada a mais importante do segmento radiológico da América Latina, e que reúne novidades em equipamentos e tecnologia na área de imagem.

A JPR acontece em uma área de 38 mil metros quadrados, onde serão instaladas 17 salas de aula, além da área de painéis e temas livres, na qual são apresentados os trabalhos selecionados para o evento.

O evento contará ainda com transporte gratuito para participantes, com saídas a cada meia hora, de pontos de encontro de estações de metrô e trem nos arredores do local, além de hotéis na cidade.

Serviço

JPR’2014: Datas e Horários

Dias: 01 a 04 de maio de 2014

Local: Transamérica Expo Center (TEC): Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo.

Salas de aula: dias 01 a 03 de maio, das 8h30 às 17h30. Dia 04 de maio, das 8h30 às 12h30

Atendimento nas Secretarias: dias 01 a 03 de maio, das 7h às 19h. Dia 04 de maio, das 8h às 12h

Exposição comercial: dias 01 a 03 de maio, das 9h às 19h. Dia 04 de maio, das 9h às 13h

Site: www.spr.org.br/pt/jpr/2014/