Médicos convidados discutem estratégias de recuperação de atletas de alto desempenho; evento é aberto a jornalistas com cadastro antecipado; presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e especialistas em joelho estão entre os convidados
São Paulo, abril de 2014 – Meses de tratamento e fisioterapia: esse é o destino do atleta que tem o ligamento cruzado rompido durante uma partida de futebol. Uma das articulações mais complexas do corpo e com localização estratégica, o joelho é motivo de preocupação de preparadores físicos e técnicos dessa modalidade esportiva. Os tratamentos e as estratégias de recuperação de lesões nesta região são o tema da Reunião Científica “O joelho e o futebol”, que acontece no dia 29 de abril, no auditório do Hospital 9 de Julho. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A lesão do ligamento cruzado anterior está se tornando mais frequente nos atletas jovens, que iniciam cada vez precocemente sua carreira e treinam de maneira intensa, o que expõe ao trauma do joelho e a instabilidade que muitas vezes inviabiliza a prática esportiva.
“Um dos diferenciais da Medicina do Esporte é buscar o tratamento que combine a rápida recuperação com menor prejuízo do atleta para a sua carreira e sua equipe”, salienta o Dr. Ricardo Nahas, um dos coordenadores do Centro de Medicina Esportiva do Hospital 9 de Julho. Porém, o médico ressalta que o trabalho preventivo é fundamental, já que nem sempre é possível a recuperar a mesma condição anterior a lesão.
Durante a reunião, o tema será apresentado de forma expositiva e, depois, discutido de maneira interativa com a plateia, com debate e rodadas de perguntas e respostas, visando o aumento do conhecimento e o esclarecimento das dúvidas dos participantes.
O evento é voltado para médicos e demais profissionais de saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos além de estudantes e é aberto a jornalistas, desde que cadastrados com antecedência de dois dias úteis.
Parte do Programa de Educação Continuada, as reuniões mensais discutem assuntos voltados à Medicina do Exercício e do Esporte e são realizadas em parceria com as Sociedades Brasileira e Paulista de Medicina do Esporte (SBMEE e SPAMDE).
Informações e inscrições (público final): 11-3147-9644 ou pelo e-mail [email protected]. Vagas limitadas. Ao final do evento, cada participante receberá um certificado.
Serviço:
Quando: 29 de abril
Onde: Auditório do Hospital 9 de Julho, à R. Engenheiro Monlevade, 118.
Programação:
19h às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 19h45 – Abertura: Dr. Ricardo Munir Nahas
19h45 às 20:00 – “Prevenção das lesões do joelho no futebol”, com o Prof. Dr. Arnaldo José Hernandez, doutor e livre docente em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo, chefe do Grupo de Medicina do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. É presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
20h às 20h15 – “Lesões no joelho associadas a prática do futebol”, com o Prof. Dr. Nilson Severino, doutor em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, chefe do grupo de Joelho da Santa Casa de São Paulo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia.
20h15 às 21h30 – Discussão de casos reais e debate com a plateia, coordenador: Dr. Marcos Laraya, diretor Científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Debatedores:
Médicos palestrantes e o Dr. Samir Daher, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e ortopedista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.