Para nós é sempre motivo de grande orgulho quando um empreendedor de saúde toma as páginas da grande mídia por seus sucessos profissionais. Este ano tivemos o prazer de ver o Laboratório Sabin ser eleito a Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil e no mês de Dezembro de 2011 tivemos a anúncio que a Dra. Janete Vaz e a Dra. Sandra Costa foram eleitas entre as melhores executivas do Brasil.

Para uma mulher ser executiva não é uma tarefa fácil, pois junto com o papel executivo há o acúmulo de esposa e mãe. Em matéria para o jornal Valor Econômico, estas executivas revelaram interessantes histórias sobre sua trajetória empresarial.

“Nos primeiros oito anos, tinha de dividir meu tempo entre a empresa, o trabalho na Secretaria de Saúde do Distrito Federal e em casa, com meus filhos ainda pequenos, que dependiam muito de mim” afirma a bioquímica Sandra Costa, 59 anos, sócia-diretora do Laboratório Sabin. “Tive de abrir mão de reuniões de escola, festas de parentes e amigos”

Sua sócia e amiga Janete Vaz Ribeiro chegou a acumular quatro empregos com a fundação do Sabin e a tarefa de mãe. “Eu não tinha família e parentes ao lado para ajudar a criar os filhos”, “Eram 15 minutos para passar em casa, almoçar em pé e ajudá-los a fazer o dever.”

Para Sandra, “Em função da carreira, as mulheres estão dispostas a tudo para superar barreiras e não abrem mão da ascensão profissional pela maternidade e pela vida conjugal.”

Além das sócias, 77% das posições de chefia na empresa são ocupadas por mulheres, mas não preferência de gênero. O que existe é uma política de valorização de pessoal. Conhecido por sua premiada política de recursos humanos, o laboratório aplica 19% de seus resultados em gestão de pessoas.

A valorização dos colaboradores e a busca constante por atualização tecnológica são duas importantes armas do Sabin contra a crise. O laboratório, que faturava R$ 56 milhões em 2006, quadruplicou a receita em cinco anos, Agora, prepara sua expansão, evitando o caminho de fusões e aquisições.

“Temos nosso jeito de trabalhar, nosso jeito de fazer as coisas e zelamos muito por isso”, diz Janete. Hoje, o Sabin tem 69 unidades – 62 no Distrito Federal, seis em Goiás e uma na Bahia. Até o fim deste ano, o laboratório chega a Manaus (AM) e a Uberaba (MG). Para o ano que vem, os planos incluem Palmas (TO) e Recife (PE).

Segundo a sócia Janete Vaz seu objeto de desejo é uma lâmpada mágica para realizar o sonho das pessoas ao seu redor e vê-las sempre felizes. Dá para entender por quê o Laboratório Sabin é uma empresa tão especial !

Fonte: As Melhores Gestoras de Empresas do Brasil, Valor Econômico, Dezembro de 2011