A associação Itaú Viver Mais, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, anuncia o lançamento da 4ª edição do Edital Itaú Viver Mais. As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho. Durante o processo de seleção, serão priorizadas propostas que promovam um dos cinco eixos do edital: Fortalecimento da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa; Fortalecimento e letramento sobre empreendedorismo e novas formas de geração de renda; Letramento financeiro; Letramento e inclusão digital; e Esporte e cultura.
Não há uma quantidade pré-definida de projetos a serem selecionados e apoiados, e as propostas inscritas têm a flexibilidade de apresentar orçamentos de qualquer valor, sendo que a quantia de apoio será decidida durante a avaliação dos projetos, podendo ser integral ou parcial. Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem fins lucrativos, de direito privado e devidamente regularizadas, com pelo menos dois anos de existência, conforme documentação comprobatória. É fundamental que as práticas de atuação das organizações estejam em conformidade com a lei, não podendo ter recebido penalidades ou condenação definitiva.
O programa, que beneficiou 35 projetos somente em 2022, totalizando R$ 24,2 milhões em recursos por meio da Lei de Incentivo aos Direitos da Pessoa Idosa, busca iniciativas que promovam e garantam os direitos da população acima dos 60 anos, conforme determina o Estatuto da Pessoa Idosa. Desta forma, os projetos devem fortalecer a rede de proteção dos direitos da terceira idade, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o envelhecimento populacional. A avaliação dos projetos será realizada de acordo com os critérios específicos listados no regulamento do edital em alinhamento à Política de Investimento Social do Itaú e à disponibilidade de recursos incentivados.
Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, destaca que o Edital Itaú Viver Mais 2023 fortalece o compromisso da instituição em promover a valorização e o apoio à pessoa idosa. “Por meio da Associação Itaú Viver Mais, o banco apoia diversas iniciativas que visam fortalecer a rede de apoio aos direitos das pessoas idosas e a promoção de uma velhice mais digna, inclusiva e sustentável, e este edital é uma delas.“, finaliza a executiva.
As inscrições para o 4º Edital Itaú Viver Mais são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente através da plataforma Longeviver: https://plataforma.longeviver.com/conecta/edital-itau-2023