Com o propósito de respaldar soluções em tecnologia de ponta para agregar valor à experiência dos usuários, gestores experientes da área médica estão optando por migrar das instituições de saúde para healthtechs, pautadas pela jornada do cliente. Esse é o caso do médico Ítalo Abreu, que assume o cargo de Chief Medical Informatics Officer (CMIO) na Pulsati, empresa de sistemas e aplicações que oferece soluções para problemas tecnológicos de empresas no segmento da saúde. O contrato foi assinado durante o evento Health Care Innovation Show (HIS) e a companhia já possui projetos iniciados a partir desta parceria.

Com residências em Cirurgia Geral no Hospital Instituto Dr. José Frota, referência em trauma no estado do Ceará, e em Cirurgia Vascular pelo Hospital Geral de Fortaleza, especializado em doenças vasculares, Abreu participou de uma pesquisa junto à Stony Brook University, em Nova York, sob tutoria do Dr. Nicos Labropoulos, PhD. O médico-cirurgião também é revisor do International Journal of Surgery Case Reports (IJSCR), publicado pela Elsevier.

O especialista chega para apoiar, orientar e acompanhar de perto os principais projetos da Pulsati, incluindo iniciativas relacionadas ao SpinCare, software de gestão para empresas de home care e profissionais da área. Como CMIO, Ítalo Abreu irá trabalhar diretamente com as equipes de TI do grupo, direcionando o uso eficiente da tecnologia no planejamento de produtos e serviços de saúde, desde os primeiros passos até a implementação nas organizações. 

“O crescimento da atenção domiciliar reflete em um aumento significativo da complexidade nas operações. Para conseguir inovar e superar os desafios da gestão em meio à transformação digital no segmento, é necessário conhecer de perto quais são os grandes gargalos e legados que colocam em xeque a evolução dos processos no dia a dia. Estou bastante animado em poder colaborar com o desenvolvimento de novas ideias e iniciativas neste momento tão importante para o setor”, afirma Abreu.