O ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, hospital ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, iniciou os preparativos para a abertura de sua nova ala dedicada a pacientes de transplante de medula óssea, que deverá ser inaugurada em março. Ao todo, serão contratados, pela Fundação Faculdade de Medicina, cerca de 200 funcionários, entre médicos, enfermeiros e profissionais de outras áreas da saúde – como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, entre outros.
Com a nova ala, o ITACI dobrará sua capacidade atual de internação, passando de 19 para 38 leitos. Dos 19 novos leitos, sete são de UTI, seis para tratamento semi-intensivo e seis destinados a transplante. A capacidade de realização de transplantes de medula óssea no hospital também deverá dobrar, após a inauguração dessa nova ala. Em 2013, o ITACI realizou um total de 26 transplantes.
Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI iniciou suas atividades em dezembro de 2002. Atualmente, atende pacientes – crianças e jovens de até 19 anos de idade – procedentes de várias partes do país, a maioria encaminhada pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas ou pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Há também casos em que os próprios pais procuram diretamente o instituto. Do total de pacientes atendidos pelo ITACI, cerca de 30% vêm de outras instituições públicas que não têm condições de realizar o tratamento de casos mais avançados de câncer.
Em 2013, foram realizadas no ITACI 17.539 consultas médicas. A taxa de ocupação da oncologia no ano foi de 90%, com média de permanência de 16 dias – na área de transplante de medula óssea, a média de permanência foi de 37 dias.
Os interessados em se candidatar a uma das vagas disponíveis no ITACI podem cadastrar seu currículo no site www.vagas.com.br.