O Instituto Qualisa de Gestão (IQG) lançou a Academia de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com o propósito de estabelecer diretrizes para transformar e ampliar a educação e o treinamento de profissionais de saúde

A iniciativa, desenvolvida em colaboração com especialistas do setor e instituições de ensino renomadas, visa fornecer recomendações baseadas em evidências e práticas relevantes. O objetivo é garantir que a força de trabalho na saúde esteja preparada para atender às necessidades do século XXI

Parceria com especialistas e instituições de ensino 

Além disso, a Academia fornecerá a formuladores de políticas de saúde e outras partes interessadas diretrizes fundamentadas em evidências para melhor compreender os desafios e implementar estratégias que promovam a transformação rumo à Saúde Sustentável

O lançamento oficial acontecerá no próximo dia 21 de agosto, quarta-feira, no Hotel InterContinental, em São Paulo, a partir das 8h. O evento contará com a presença de especialistas de renome e líderes de diferentes segmentos da saúde, como Teresinha Covas Lisboa, presidente da Associação Brasileira de Administração e diretora do Sindaesp; Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista e fundador da ANVISA; Edson Rogatti, presidente do Conselho Consultivo da CMB; Lanny Burlandy, da Universidade de Michigan; Vital Ribeiro, presidente da Associação Civil Projeto Hospitais Saudáveis; Gizelda Monteiro, gerente do Laboratório de Implementação em Saúde do Hcor; Pascoal Marracini, diretor geral do ICAVC; e Adriana Oliveira, gerente corporativa de Educação e Universidade Corporativa do Grupo Fleury, entre outros. 

Compromisso com a educação e capacitação em saúde sustentável 

“O desenvolvimento sustentável é um desafio para toda a sociedade, especialmente para o setor de saúde, que enfrenta crescentes pressões de custos. A criação da Academia busca conscientizar e contribuir efetivamente para a formação de profissionais e executivos de saúde capacitados para o cenário global atual”, afirma Mara Machado, CEO do IQG. 

A Academia oferecerá cursos personalizados para diversos segmentos da gestão em saúde, além de parcerias para capacitação e educação continuada de líderes e especialistas. Os cursos serão desenvolvidos de acordo com as demandas atuais dos mercados regionais e globais, alinhados aos mais recentes preceitos de Desenvolvimento Sustentável. 

Pacto Global da ONU: um passo em direção à sustentabilidade 

Recentemente, o IQG aderiu ao Pacto Global da ONU no Brasil, uma iniciativa que mobiliza a comunidade empresarial a adotar e promover, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também se comprometeu a engajar o setor privado nessa nova agenda. “Esse foi um passo crucial para a criação da Academia e da Certificação, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a governança corporativa responsável”, destaca Mara.