O Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial (SOBRACAM) lançam, na próxima terça-feira, o manual com as diretrizes para o funcionamento seguro das Unidades de Cirurgia Ambulatorial (UCAs) de todo o Brasil, que realizam procedimentos cirúrgicos sem a necessidade de internação.

Os serviços de cirurgia ambulatorial vêm crescendo nos últimos anos no Brasil, de acordo com a SOBRACAM. À medida que o governo e os pagadores examinam os custos e promovem a mudança para cuidados baseados em valor, a expectativa é de que a cirurgia ambulatorial tenha um aumento substancial nas próximas décadas.

A partir de critérios de elegibilidade, com protocolos clínicos específicos, cirurgias são realizadas em estruturas adequadas, com o atendimento de equipes multidisciplinares e sem a necessidade de internação. É uma transição do modelo assistencial que deve propiciar melhores resultados clínicos, com racionalização de custos.

Com a Certificação por Distinção para Cirurgia Ambulatorial, o IQG e a SOBRACAM disponibilizarão ao mercado um modelo sólido de acompanhamento das práticas de qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

“Nos últimos anos, vimos o mercado de saúde se consolidar de forma bastante significativa, principalmente no setor ambulatorial. Estamos vendo prestadores, médicos e pagadores se organizando de maneira a poderem gerenciar de forma mais eficaz e conjunta os cuidados de saúde. Esta certificação reforça esse cenário e busca sustentar a qualidade e segurança desta prestação de serviços”, afirma Mara Machado, CEO do IQG.

“A cirurgia ambulatorial é uma estratégia de desospitalização, permitindo a atenção segura aos pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, mas que não necessitam de internação, sendo seguidos por equipes multidisciplinares durante todo o ciclo de cuidados, no conforto do domicílio. A SOBRACAM entende que esta estratégia oferece vantagens para a maioria dos procedimentos cirúrgicos nos âmbitos público e privado, seja em programas de cirurgia ambulatorial em hospitais ou unidades autônomas de cirurgia ambulatorial. A parceria com o IQG possibilita avançar na padronização da assistência com foco em qualidade e oferta de valor, trazendo cada paciente ao centro do cuidado”, acrescenta Fábio Soares, Presidente da SOBRACAM.