A healthtech Intuitive Care, de soluções digitais para gestão e ganho financeiro no setor de saúde, captou R$ 7 milhões numa rodada seed e completou a aquisição da concorrente Power Tiss. O aporte foi liderado pelo fundo de Corporate Venture Capital (CVC) do Einstein, sob gestão da VOX, e tem Invest Tech e Bold Capital como coinvestidores.  

A partir de uma tecnologia proprietária, a Intituive Care desenvolveu um sistema que integra etapas do ciclo financeiro clínico-hospitalar ao ciclo de pagamento de operadores de saúde, automatizando fluxos de faturamento, desbloqueando receitas represadas e reduzindo custos de processos. O benefício é mútuo, já que o objetivo é solucionar a ineficiência administrativa a partir da ampliação do intercâmbio de dados e da automação de etapas no ciclo financeiro.  

“Com a nossa solução, os hospitais melhoram a gestão sobre o valor a receber e o controle das transações, parando de perder receita referente a serviços executados”, explica Paulo Leite, CEO da Intuitive Care, que tem experiência em engenharia industrial e especialização em logística pela Universidade da Califórnia em Berkley. 

Com o valor recuperado, os centros conseguem reinvestir o capital e melhorar a própria operação, devolvendo valor para todo o ecossistema – inclusive pacientes. Entre as etapas automatizadas estão verificação de elegibilidade, geração de arquivos no padrão TISS, envio do faturamento, emissão de notas fiscais, coleta de demonstrativos de pagamento e diversos processos relacionados a glosas, por exemplo. 

Ao todo, o sistema de gestão (ERP/HIS) que liga hospitais aos portais das operados, por meio de APIs proprietárias da Intuitive Care, já conta com mais de duzentas fontes pagadoras integradas, dentro de um universo de novecentas operadoras de planos de saúde. A concorrência, por sua vez, oferece uma média de quarenta integrações. 

Após a aquisição da Power Tiss, a equipe da Intuitive Care ultrapassa a marca de 100 membros. E as empresas se complementam: enquanto a healthtech domina a automatização e tecnologia, a Power Tiss, que surgiu de dentro dos hospitais, domina processos e know-how específicos do ciclo financeiro hospitalar, além de ter uma importante carteira de clientes. 

Fundada em 2017, a Intuitive Care já transacionou dados de pagamentos de 6 milhões de procedimentos médicos realizados por 20 milhões de pacientes, atendidos por mais de 200 fontes pagadoras distintas. Nos últimos dois anos, o faturamento total da startup avançou cerca de 400%.