A Intensicare, especialista em projetos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para oferecer às unidades hospitalares públicas e privadas a terceirização de serviço de recuperação de pacientes médicos, contratou a Magic Software para projeto de integração de sistemas de informação que compõem o serviço oferecido e que envolve a transferência de mais de 5 milhões de registros e dados médicas de sinais vitais e laboratoriais de pacientes. A empresa é especialista em UTIs do Brasil e oferece estrutura completa e equipamentos de última geração, serviços profissionais com equipe qualificados e capacitados a oferecer atendimento humanizado e multidisciplinar.

O projeto de UTI da Intensicare já nasceu com a necessidade de integrar as informações entre sistemas, o que levou a empresa a buscar uma tecnologia com histórico de sucesso, custo-benefício, fácil de usar e que realmente atendesse ao HL7 (Health Level Seven), um conjunto de padrões e práticas para a interoperabilidade em informática em Saúde e que aplica o modelo de comunicação do International Standards Organization (ISO) para o Open Systems Interconnection (OSI).

Nas UTIs os sinais cardíacos dos pacientes coletados pelos monitores cardíacos e os dados de internação e laboratoriais são enviados para o sistema Tasy Philips, responsável pelo BackOffice, e depois para a tecnologia da Cerner, responsável pela gestão da saúde preditiva de pacientes e análise de informações do tratamento. O Magic xpi criou o barramento de integração entre os três sistemas e garantiu o time-to-market desejado pela companhia.

Filipe Carmo, gerente de projetos da Intensicare, conta que entre as opções de mercado analisadas “o Magic xpi se mostrou a mais adequada pelas suas características e funcionalidades, além de oferecer uma série de conectores prontos e homologados para diversas plataformas. “Como são muitas as informações que necessitam transitar entre os sistemas, seria impossível fazer esta integração sem o uso de uma plataforma como o Magic xpi. Entre as informações integradas está o cálculo do tempo de permanência do paciente na UTI, a probabilidade de óbito, pendências clínicas a partir da coleta de dados dos equipamentos hospitalares, entre outras. Sem esta integração, não seria possível manter o serviço funcionando com a qualidade tecnológica exigida”, enfatiza Carmo.

O serviço de UTI oferecido pela Intensicare inclui ajustamento de processos, arquitetura das instalações e equipamentos necessários, sendo também responsável pela contratação de profissionais capacitados para a rotina das terapias intensivas. “Trata-se de uma logística que exige qualidade do ambiente tecnológico. Sem a qualidade da integração proporcionada pela plataforma Magic, certamente teríamos enfrentado muitos problemas. Com ela, o time-to-market foi garantido e toda a evolução prevista no projeto está garantida”, afirma o coordenador do projeto Intensicare. “O projeto, com apoio da equipe da Magic Software no Brasil, foi rápido e no prazo previsto”.