O Instituto Vencer o Câncer lançou a campanha “#CÂNCERTRUENEWS – Contra o câncer, não dê espaço para a desinformação”, com o objetivo de combater a crescente desinformação e divulgação de notícias falsas sobre o câncer. A campanha defende a busca por conteúdo de qualidade em saúde e destaca a importância do embasamento científico nas estratégias contra o câncer.
A campanha foi criada em resposta a um estudo recente do Journal of the National Cancer Institute, que revelou que 89% dos pacientes diagnosticados, ou que acreditam ter câncer, acessam a internet para procurar mais informações sobre sua doença. A pesquisa também mostrou que um terço das postagens mais populares sobre tratamento de câncer nas redes sociais apresentam dados incorretos.
“Precisamos evidenciar a importância do embasamento científico nas estratégias contra o câncer. As informações falsas podem prejudicar o sucesso dos tratamentos”, afirma o oncologista Antonio Buzaid, cofundador do Instituto Vencer o Câncer.
A campanha destaca mensagens fundamentais, como: “Nem todo story vai te ajudar a prevenir o câncer”; “Uma live não é suficiente para cuidar da sua saúde”; “Uma receita não pode substituir seu tratamento”, enfatizando que buscar informações corretas é essencial.
O Instituto Vencer o Câncer assume o compromisso de auxiliar os brasileiros na busca de conteúdo de qualidade sobre os fatores de risco, medidas preventivas, métodos de diagnóstico e terapias eficazes contra a doença. A campanha também defende os direitos dos pacientes e promove a criação de políticas públicas eficazes para os afetados pelo câncer.
“Com esta iniciativa, reforçamos a importância da qualidade da informação na jornada de qualquer paciente. Nosso DNA é comunicação com rigor médico acessível para todos. A campanha reitera o que fazemos há 10 anos e continuaremos incansavelmente a praticar”, afirma a diretora institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond.
Paulo Salles, Diretor de Criação da Ogilvy, agência responsável pela campanha, comenta: “Informação hoje em dia é uma das maiores ferramentas que temos para nos ajudar na prevenção ou combate a alguma doença. Portanto, o que buscamos nessa campanha é mostrar que não é todo post, stories, reels, seja qual for o formato, que tem a informação necessária para ajudar a população na luta contra o câncer”.