O Instituto Nacional de Cardiologia promove, nesta sexta-feira (1º), uma conferência sobre Medicina fetal (cardiologia fetal), com foco na ecografia obstétrica. O chefe do Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente do INC, Dr Luiz Carlos Simões, explica a importância desse exame para as gestantes.
“O ecocardiograma fetal é realizado em pacientes que apresentam fatores de risco que propiciam o surgimento de doenças cardíacas em seus bebês. O tempo de gestação ideal para ser realizada é após 20 semanas de gestação. No caso de problema no coração do feto diagnosticado por meio da ecocardiografia fetal, há possibilidade de uma intervenção intrauterina de modo a evitar a deterioração do coração do feto”, esclarece.
A palestra será ministrada pela Dra. Simone Pedra, chefe do Programa de cardiologia fetal do HCOR-São Paulo, e também contará com a participação do Dr. Jofre Amim, diretor da maternidade Escola da UFRJ.
O evento será coordenado pelo Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente do INC; Coordenação Médica Hospitalar; e pela Coordenação de Ensino e Pesquisa e da Maternidade Escola da UFRJ. O encontro será realizado no auditório do 12º andar do INC, às 08 horas. Destinado a profissionais de saúde, o evento não precisa de cadastro prévio.