Ao longo de sua carreira, dedicou-se a ajudar pacientes com cânceres e doença do sangue, como os linfomas, leucemias e talassemia. À frente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) acumula conquistas que ajudaram – e ainda ajudam – milhares de pessoas a terem acesso ao diagnóstico precoce, tratamento e qualidade de vida.
E agora, o novo projeto, que leva o seu nome, ajudará ainda mais ambas as causas. O Instituto Merula Steagall objetiva garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo da Abrale e Abrasta, e eventualmente outras organizações que atuam em áreas similares da saúde. O fundo patrimonial visa captar no primeiro ano R$ 10 milhões com doações de pessoas físicas e jurídicas privadas, nacionais ou estrangeiras.
O rendimento dos recursos será destinado para:
- Executar de programas, projetos, e demais finalidades de interesse público com a Abrale e a Abrasta
- Apoiar o desenvolvimento de pesquisas, estudos, tecnologias e inovações de aplicação prática, capazes de trazer maior entendimento das demandas e impactar positivamente na vida dos pacientes onco-hematológicos e seus familiares.
- Apoiar ações assistenciais diversas voltadas às causas relativas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reinserção social de pacientes atendidos pela Abrale e Abrasta
- Apoiar ações da Abrale e Abrasta de ensino, pesquisa e extensão sobre as temáticas, como aulas, cursos, treinamentos, capacitações profissionais, congressos, dentre outras.
- Produzir e divulgar informações, conhecimentos e estudos com foco na Onco-Hematologia.
“Sou muito grata por todas as conquistas que pude liderar e acompanhar nestes últimos 20 anos de atuação em prol da saúde das pessoas. E meu propósito continua sendo o de ajudar, sempre. É preciso dar visibilidade às demandas urgentes dos pacientes e engajar a todos, em um propósito comum e transparente. Compartilhar o bem é, sem sombra de dúvidas, uma forma de semear amor. Formar um fundo patrimonial vai garantir a sustentabilidade da linda obra que iniciamos em 2002 ”, diz Merula Steagall.
O Conselho Administrativo é formado por Alex Lima, Claudia Vellozo, Ernest Egli, Fábio Scopeta Rodrigues, Fernando Maluf, José Salles Netto, Nelson Hamerschlak e Nilton Paletta. Na Diretoria estão Dina Steagall, Newton Duarte e Maria Gabriella Pavlopoulos Spaolonzi. O Conselho Fiscal é composto por Alexandre Melo, Edgard Leite e Daniel Steagall. O Comitê de Investimento conta com Jairo Waiswol, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Eugênio Mello.
As informações completas sobre o Estatuto Social do Instituto Merula Steagall estão em www.abrale.org.br.