Vinte e cinco unidades hospitalares foram certificadas como hospitais de ensino por meio de portarias dos ministérios da Saúde e da Educação publicadas na edição de terça-feira (1°) do Diário Oficial da União. A lista inclui o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (Florianópolis, SC), Hospital Infantil Albert Sabin (Fortaleza, CE), Maternidade Escola da UFRJ (Rio de Janeiro, RJ), Hospital Escola de Itajubá (Itajubá, MG) e Maternidade Leonor Mendes de Barros (São Paulo, SP), entre outros.

Com a certificação, os hospitais podem servir de campo para a prática de atividades curriculares na área de saúde. Às unidades certificadas cabe, por exemplo, abrigar, em caráter permanente e contínuo, programas regularmente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A lista com as instituições certificadas estão nas portarias 2.160 e 2.161. A certificação terá a validade de dois anos e pode ser revista a qualquer tempo. Definir a certificação dos hospitais de ensino é competência conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação.