À frente da AxisMed, empresa do Grupo Telefónica, pioneira em gestão de saúde populacional, o executivo Cesar Rodriguez Dominguez assumiu o desafio de acelerar ainda mais o desenvolvimento de uma proposta completa de serviços no mercado brasileiro, com foco em operadoras de saúde, corporações e indústria farmacêutica.

Como CEO da empresa, cargo que assumiu em 2016 após o Grupo Telefónica adquirir 100% do controle da AxisMed, Dominguez acredita que a inovação tecnológica na saúde e o business intelligence serão a grande expectativa para este ano, porém sem substituir a inteligência clínica: o médico, o enfermeiro, os especialistas em saúde, e sobretudo, o paciente, que deve estar no centro do modelo. “O  Brasil precisa colocar em pauta discussões que permitam ampliar o uso das soluções tecnológicas para otimizar os serviços de telemedicina e do compartilhamento de dados médicos”, reforça o executivo.

Segundo ele, estudos mostram que os investimentos em telemedicina devem alcançar US$ 1 bi em 2017. “Este aumento de investimento se deve em resposta ao apoio do governo, na redução dos custos de saúde e no aumento dos aplicativos de saúde com a popularização dos smartphones e com a mudança no modelo de saúde onde o consumidor poderá ter maior acesso e responsabilidade pelo uso dos serviços”, complementa.

Para as empresas, os programas são definidos a quatro mãos com os clientes, assegurado um ROI baseado em cada business case. “O big data e a conectividade (onde a Telefónica Vivo é líder no país), estão diminuindo a distância entre os fornecedores, provedores de cuidados aos pacientes e parceiros”, diz Dominguez.