Ao comemorar 30 anos de atividades, a Hospitalar implementou uma iniciativa que reconhece a importância das atitudes sustentáveis dos expositores. É o Prêmio Estande Sustentável 2023, idealizado pela Informa Markets, organizadora e promotora da Hospitalar, para valorizar os estandes mais sustentáveis – aqueles construídos por exemplo com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, que consomem menos energia e geram menor quantidade de resíduos na montagem e desmontagem. A premiação integra o programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que, entre outros objetivos, busca reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025.

O Prêmio Estande Sustentável 2023 é dividido em quatro categorias de acordo com o tamanho do estande. As empresas expositoras vencedoras e suas respectivas montadoras receberam um selo e um certificado. Já os expositores que alcançaram uma nota mínima ganharam o selo Estande Sustentável 2023 Hospitalar. E todas as empresas inscritas na premiação receberam o selo Empresa participante do Prêmio Estande Sustentável 2023 Hospitalar.

“Contratamos uma empresa de auditoria para validar os inscritos no prêmio neste ano. A avaliação é criteriosa e o estande precisa apresentar desempenho relevante nos itens que avaliamos. Recebemos muitas inscrições para essa primeira edição e nossa expectativa é que cada vez mais expositores se engajem nessa causa para que todos juntos consigamos atingir o objetivo de termos zero emissão de carbono até 2030”, pontuou Eduardo Barros, diretor do portfólio de saúde da Informa Markets Latam.

Vencedores na sustentabilidade

Na categoria branco – estandes acima de 120 m² – as vencedoras foram a Lumiar e a montadora Promoexpo, que utilizaram materiais reaproveitados para compor seu estande na Hospitalar. “A Lumiar pensou no impacto que teria no evento e também têm um parque de compensação de carbono, que apaga ainda mais as pegadas deixadas pela empresa”, completou Apoena Magnani, auditora do prêmio.

Já a Mercur e a montadora 2M, vencedoras na categoria azul – estandes de 90 a 119 m² – optaram por uma aproximação diferente com o público. Pensando na movimentação intensa do estande, calcularam como cada pessoa atendida no estande pode compensar sua pegada de carbono. “Eles idealizaram um projeto de compensação em que calcularam a pegada e dão a quantidade de sementes necessárias para você plantar. Por exemplo, eu sou de São Paulo e, depois do cálculo, ganhei duas sementes de ypê amarelo”, explicou Apoena.

Na categoria amarelo – estandes de 50 a 89 m² – as vencedoras foram a ABIMO e a montadora Ideação Cenografia. Pensando em expandir a coleta seletiva para além da cozinha do estande, a associação se preocupou em colocar coletores separados para o público externo também. “Essa iniciativa de incluir os visitantes nas ações fez com que o estande saísse na frente da sustentabilidade. Quando pensamos juntos, conseguimos resultados mais efetivos”, comentou Apoena.

E finalmente, na categoria verde – estandes até 49 m², as vencedoras foram a Ober e a montadora Freire Estandes. Com a sustentabilidade instaurada desde a fundação da empresa, a Ober investiu em logística reversa e na compensação maciça de carbono. “Por ter um produto feito de garrafa pet reciclada, eles já têm um mindset muito mais “verde” do que as demais empresas. A Ober já chegou na Hospitalar com o carbono pago”, finalizou a auditora do prêmio.

A Informa Markets já realiza uma série de ações sustentáveis na Hospitalar. Todas as áreas da organização são iluminadas com lâmpadas de LED, o que resulta em uma economia de 80% no custo da iluminação e de cerca de 5% no consumo total energético do evento. Banners de sinalização de rua e tótens de sinalização interna são reutilizados nos eventos da empresa. E cerca de 80% do tapete utilizado é reciclado, sendo apenas 20% novo.          

Os espaços destinados à organização são montados com estruturas modulares e reutilizáveis. A Informa Markets aumentou a oferta de frutas da estação e lanches vegetarianos para o staff e substituiu refrigerantes por sucos. A organização implementou a áreas de alimentação vegana para visitantes e ampliou a oferta de produtos regionais e saudáveis. Para mais informações acesse https://www.hospitalar.com/pt/quem-somos/sustentabilidade.html