Stephen Power, um galês de 29 anos foi seriamente ferido em um acidente de moto, em 2012, depois passou por uma cirurgia reconstrutiva no rosto e agora usa implantes customizados impressos em 3D que foram colocados com uso de modelos dos seus ossos faciais, impressos também em 3D.
Os implantes ainda são bastante novos, mas já têm sido usados com sucesso. O que torna este caso diferente é que os médicos imprimiram modelos para mostrar a Power o que eles fariam e guias cirúrgicos para praticar e usar na cirurgia, garantindo que eles haviam feito o modelo e o corte corretos. Eles também implantaram implantes de titânio impressos na estrutura funcional dos ossos do paciente.
Durante as cirurgias iniciais após o acidente, os médicos do Hospital Morriston, em Swansea, Wales, restauraram uma fratura no crânio, ossos do rosto e globos oculares. Os médicos viram uma nova oportunidade de parceria entre a unidade maxilofacial do hospital com o Centro Nacional de Pesquisa para Desenvolvimento e Design de Produto que inclui trabalhos com modelos e implantes médicos impressos em 3D.
“Stephen teve uma lesão muito complexa e corrigí-la envolveu cortar ossos em vários fragmentos. Ser capaz de fazer isso e colocar todos de volta na posição correta foi um exercício tridimensional complicado.”, explicou o cirurgião-chefe Adrian Sugar. “Sem esta tecnologia avançada, tudo é manual. Você tem que adivinhar onde tudo vai. A tecnologia nos permite ter maior precisão e conseguir um melhor resultado para o paciente.”, ele continua.
Foi também possível utilizar implantes com terminações que estimulam os ossos a fundir com o implante. Além disso, eles se encaixam mais precisamente que os implantes convencionais e diminuem o tempo da cirurgia e da recuperação. Os médicos esperam realizar procedimentos similares no futuro e acreditam que, graças à boa experiência, eles conseguirão realizá-los em menos tempo.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Cp1JIaDL8cU#t=17[/youtube]
Artigo traduzido e adaptado de: Singularity Hub