Nutricionista do Sepaco fala sobre a alimentação ideal que as crianças devem levar na lancheira

A preferência para lanches rápidos crescem a cada dia pela praticidade e nas cantinas escolares não é diferente. Os pais precisam ficar atentos com a alimentação dos filhos, pois os lanches na escola não contêm os nutrientes suficientes para o bom funcionamento do organismo da criança. Márcia Oliveira Camargo Fanti,nutricionista Clínica do Hospital Sepaco, garante que elaborar um lanche mais saudável não é difícil, pode ser mais barato e não gasta muito tempo.

Para Márcia, a lancheira ideal deve ser composta por grupos alimentares necessários para fornecer todas as proteínas para o organismo. “Os pães, queijos, iogurtes, peito de peru, leite e achocolatados são opções de uma refeição completa que a criança precisa no intervalo das aulas”, comenta.

Crianças que estudam de manhã ou à tarde, geralmente vão para a escola sem fazer a refeição. Por causa disso, elas precisam de um lanche mais reforçado na hora do intervalo. Segundo a nutricionista, a lancheira destas crianças deve conter um líquido, pão ou bolo, queijo e frutas variadas. Já para as crianças que fizeram uma primeira refeição, podem ser escolhidas apenas duas das opções citadas.

Uma boa refeição é a chave para um melhor desenvolvimento infantil e proporciona disposição e energia, melhora a memória e atenção, além de garantir a evolução física da criança. “Desta forma, é sempre bom passar para as crianças a importância de uma boa alimentação e estimulá-las a participarem da montagem do lanche para que haja uma melhor aceitação do alimento”, avalia Márcia.

A nutricionista ainda dá dicas de conservação. Os laticínios como queijo, iogurte e leite devem ser mantidos na parte mais alta da geladeira, nunca na porta, pois o ato de abrir e fechar a porta deixa esses alimentos suscetíveis a alterações de temperatura. Ao embrulhar o lanche, é preferível escolher o papel-filme para depois colocar em um recipiente plástico.

“Além do cuidado com os alimentos, a escolha da lancheira é importante e deve conter o certificado afirmando que é térmica com conservação de 2h à 4h, e o mesmo vale para a garrafa de suco e vitamina, assim ficará conservado até a hora do consumo. Porém, é importante evitar patês e embutidos já que necessitam uma refrigeração maior”, finaliza.