Implementar a telemedicina dentro de uma instituição de saúde envolve mudança de processos e de cultura. E este será o tema do painel organizado pela Tuinda Care no Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021. A startup – que tem o propósito de democratizar o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina – convidou para o debate o head de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Kenneth Almeida; o gerente Médico de Novos Serviços e Telemedicina no Hospital Infantil Sabará, Rogerio Carballo Afonso; e a coordenadora do Serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe, Rafaela Wagner.

“A Tuinda Care adquiriu a expertise em implementar inovação dentro de instituições de saúde em um trabalho conjunto com os hospitais Pequeno Príncipe e Sabará, que são aceleradores da startup, e demais clientes da empresa. Consideramos de extrema relevância passar essa experiência adiante, uma vez que o atendimento remoto veio para ficar”, afirma a diretora da Tuinda Care, Ana Carolina Lucchese.

A empresa vai apresentar no evento o TytoCare, um kit portátil para exame físico à distância, disponibilizado pelos hospitais e planos de saúde para o atendimento remotos a crianças e adultos. Com a ferramenta, o profissional de saúde conduz o paciente na realização de otoscopia; análise de possível infecção da orofaringe; ausculta pulmonar, do coração e abdômen; frequência cardíaca; aferição da temperatura; imagens de lesões na pele com alta resolução; bem como para medir a pressão e o nível de oxigênio no sangue. Pode ser utilizado nas especialidades de pediatria, clínica geral, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia e dermatologia, entre outras.

O painel “Tecnologia e inovação: oportunidades e desafios para implementar telemedicina nas instituições de saúde” será no dia 12 de novembro, às 14h10.