Um procedimento minimamente invasivo é qualquer intervenção cirúrgica que envolva o menor trauma físico possível para o paciente. A chegada desse tipo de cirurgia foi uma revolução para a medicina. Hoje esse conceito é utilizado em quase todas as especialidades médicas. Quem ganha com esse avanço? Sem dúvida, o paciente. Essa técnica é sinônimo de menos dor e menor tempo de internação. A mínima invasão faz com que o paciente se recupere com mais rapidez e menor risco de complicações. Há ainda uma vantagem estética, pois as cicatrizes são significativamente menores. O objetivo é alcançar resultados que podem ser comparáveis com os da cirurgia aberta convencional, mas com todos os benefícios que um procedimento minimamente invasivo pode oferecer.
Um grande aliado desse tipo de cirurgia é a fluoroscopia com braço C, uma tecnologia de raios-x que permite uma visualização interna quando uma pequena incisão cirúrgica limita a visualização. Trata-se de uma técnica utilizada por médicos para obter imagens em tempo real da anatomia interna de um paciente. O uso cirúrgico desse tipo de aparelho facilita os métodos menos invasivos. Desde o início dos anos 1970, a fluoroscopia com braço C redefiniu muitos procedimentos ortopédicos, vertebrais e cardiovasculares. No caso de doenças na coluna, mais de três milhões de pessoas em todo mundo procuram por procedimentos para várias doenças de coluna. Nos EUA, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas passam por algum tipo de tratamento na coluna para traumas, correções de deformidades ou dores crônicas na lombar e nas pernas, associados à doença degenerativa do disco, artrite da coluna vertebral, espondilolistese ou estenose*.
A fluoroscopia com braço C apoiou recentes avanços na instrumentação e implantes especiais, juntamente com procedimentos de cirurgias minimamente invasivas. Essas abordagens de braço C guiadas por imagens podem produzir melhores resultados terapêuticos para determinados pacientes quando comparadas a cirurgias tradicionais abertas: reduzindo as taxas de mortalidade, os riscos de dor pós-operatória, desconforto, perda de sangue, taxas menores de infecção e custos gerais mais baixos, menor uso de medicamentos, menor tempo de hospitalização e retorno mais rápido ao trabalho.
A combinação de tecnologias de fluoroscopia e instrumentos facilitam, cada vez mais, a adoção de procedimentos alternativos de diagnóstico e cirurgias com base nas técnicas mais recentes, como a cirurgia de quadril miniaberta, ou uma técnica recente para a avaliação dinâmica de impacto ósseo e controle de osteoplastia artroscópica utilizando fluoroscopia móvel intraoperativa com artroscopia ** (um procedimento endoscópico minimamente invasivo). A fluoroscopia com braço C também levou a avanços no tratamento de várias doenças cardiovasculares.
À medida que novas tecnologias combinadas evoluem e a compreensão do gerenciamento de doenças aumenta, novas abordagens em cirurgias continuarão a migrar com segurança em direção a uma combinação de técnicas de procedimentos miniabertos e percutâneos (através da pele). Esta mais nova tendência médica é colocada em prática com a utilização de salas de cirurgias híbridas para intervenções especializadas e integradas. Essas salas estão se tornando mais comuns e enfatizam a maior utilização e dependência da fluoroscopia com braço C e da orientação visual endoscópica. A GE é líder há mais de 40 anos na evolução da imagem cirúrgica móvel percutânea de diagnóstico e intraoperatória em tempo real.
*Autores: Joe Shrawder, presidente e CEO da GE Healthcare Surgery e Ron Von Jako, diretor Médico da GE Healthcare Surgery

A GE é líder há mais de 40 anos na evolução da imagem cirúrgica móvel percutânea de diagnóstico e intraoperatória em tempo real.
**Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (http://www.emaxhealth.com/2/45/28350/unnecessary-spinal-surgery-will-waste-billions-2009.html)…+ 4ª Cúpula Anual de Tecnologia para Coluna ? Londres, 27 de abril de 27, 2009
East Wintergarden, Canary Wharf London, Apresentado por: P&M Corp Finance RY Publications, + Millennium Reports, MedTech, Corp, relatórios anuais para Medtronic, Depuy, e com mais de 3 milhões de procedimentos de coluna realizados em todo o mundo todos os anos, de acordo com a Global Industry Analysts, Inc.
*** Demonstração fluoroscópica de impacto femoroacetabular durante artroscopia de quadril. Lee CB, Clark J. Arthroscopy. 2011 Jul;27(7):994-1004.