A colaboração em pesquisa lançada na HIMSS de abril de 2015, a IBM Watson Health e a Medtronic estão desenvolvendo um aplicativo que alerta pacientes com diabetes com risco de ataque hipoglicêmico horas antes que aconteça. O anúncio foi feito durante a Consumer Eletronics Show (CES) em Las Vegas, durante apresentação do CEO da IBM Ginni Rometty à qual se juntou o CEO da Medtronic, Omar Ishrak.

O tema dominante foi que a IBM está se tornando cada vez menos uma empresa de software e cada vez mais uma empresa de soluções cognitivas. “O futuro da internet da coisas é cognitivo” afirmou Rometty.

Um piloto conduzido com casos de 600 pacientes anônimos analisou dados dos dispositivos de monitoramento de diabetes da Medtronic, e o computador de inteligência artificial da IBM, o Watson, pode prever o problema de baixa quantidade de açúcar no sangue três horas antes que acontecesse. Tempo suficiente para tomar alguma medida e prevenir o problema.

“Você pode imaginar que é um paciente com diabetes, iria te ajudar tremendamente saber que quando você acorda de manhã e faz uma caminhada seu nível de glicose está em tal nível, quando você come aveia vai para este nível, quando toma sorvete vai para este nível” disse Deborah DiSanzo, gerente geral do IBM Watson Health, e também descreveu o app como um assistente médico pessoal para pacientes com diabetes.

A primeira iteração do app está agendada para ser lançada entre junho e setembro de 2016 e, segundo DiSanzo, será constantemente atualizado.

*Com informações de Business Insider e Washington Post em 07/01/16.