O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acaba de inaugurar o Serviço de Angiologia Intervencionista (diagnóstico e terapêutico), que beneficiará, principalmente, os pacientes com tumores hepáticos, viscerais e periféricos. A Angiologia é o ramo da Medicina especializado em doenças circulatórias, como varizes, flebites, aneurismas, gangrenas e tromboses venosas. Os pacientes oncológicos costumam apresentar trombose durante o tratamento. Com esse novo Serviço, será possível controlar melhor a doença. A Angiologia Intervencionista também realiza a embolização dos tumores (isolamento do tumor).
O Serviço será executado com o OEC 9900 da GE Healthcare, equipamento móvel telecomandado e digital, e será instalado no centro cirúrgico do hospital, propiciando maior dinamismo, mobilidade e atuação multiprofissional no paciente oncológico. Dentre as muitas aplicações da tecnologia, será possível realizar a quimioembolização hepática, indicada nos casos de tumores hepáticos primários, onde o tratamento cirúrgico não é indicado. A quimioembolização hepática é uma opção segura e viável, que permite que o paciente não apresente os efeitos colaterais da Quimioterapia convencional.
A Angiologia Intervencionista também executa a embolização pré-operatória de tumores cerebrais, viscerais e periféricos. Os tumores sólidos dos pacientes com câncer renal, ósseo e ginecológico, por exemplo, são isolados com a embolização para, posteriormente, serem retirados em cirurgia. A Angiologia ainda auxilia no tratamento de pacientes com cirrose e com patologias malignas das vias biliares, como o câncer de pâncreas. O mesmo ocorre no pré-operatório da cirurgia de tumores cerebrais, sendo possível a realização de cirurgias mais seguras e menos invasivas após a embolização.
O Serviço de Angiologia Intervencionista do IBCC será comandado pelo médico Ricardo Virginio dos Santos, com quase 20 anos de experiência e pós-graduado em Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo médico Hélio Castello, que possui 22 anos de experiência na especialidade, tendo realizado ao longo de sua carreira mais de 100 mil procedimentos na área. “Com a instalação deste Serviço, o investimento na estrutura do hospital foi de aproximadamente hum milhão de reais e a expectativa é atingirmos 3000 procedimentos no primeiro ano, aumentando ainda mais os serviços oferecidos ao paciente oncológico e consolidando a posição do hospital como referência em oncologia”, finaliza dr. Paulo Angelis, diretor-comercial e novos negócios do IBCC.