- O evento destaca os 25 anos de atuação no setor com a participação em eventos nacionais e internacionais, relacionamento estreitados e com foco acirrado no futuro
O evento destaca os 25 anos de atuação no setor com a participação em eventos nacionais e internacionais, relacionamento estreitados e com foco acirrado no futuro
Estar presente nos principais centros de negócios em saúde do mundo e promover o relacionamento entre os players do mercado durante todo o ano. Seguindo essa estratégia, a Hospitalar, realizada pela UBM Brazil, marcou presença em dois importantes eventos do setor de saúde no mês de novembro: a Medica, que aconteceu entre os dias 13 e 16, na Alemanha, e o 5º Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), de 22 a 24, em São Paulo.
“Além de estreitar relacionamento, essas oportunidades foram essenciais para enfatizarmos nossa atuação em tecnologia e facilities e promover visibilidade para nossos parceiros. Foi estratégico para reforçar nossa excelência como plataforma de negócios em uma trajetória de 25 anos de atuação”, ressalta Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil.
Destaque internacional
Permitir visibilidade das empresas exportadoras brasileiras para os mercados internacionais foi um dos pontos de atuação da Hospitalar na Medica, com o lançamento do Catálogo Internacional Exporter em parceria com Hospitais Brasil e apoio da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O Programa Hospitalar Exporter visa contribuir para o aumento das exportações de produtos, equipamentos e serviços da indústria brasileira da saúde de modo geral, além de ampliar e otimizar as visitas internacionais recebidas pelos expositores durante a Hospitalar. Os participantes do projeto recebem um selo do programa e possuem apoio na divulgação em eventos como FIME, ExpoMedical, Medica, Arab Health e HIMSS Las Vegas.
Já a indústria brasileira médico-hospitalar teve a representação de 43 empresas integrantes do projeto setorial Brazilian Health Devices (BHD), executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil. “Mais de US$ 500 mil em negócios foram fechados durante a feira alemã e cerca de US$10 milhões estão previstos para os próximos 12 meses”, enfatizou Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da associação. Além das empresas integradas ao BHD, também estiveram presentes a Fanem, parceira da Hospitalar desde a sua fundação, e a Carci.
Networking é a palavra-chave da Hospitalar. “Durante a Medica realizamos um coquetel com a presença de líderes nacionais e internacionais, fundamental para dar mais visibilidade para a indústria brasileira e impulsionar parcerias de peso para o setor”, afirma o diretor de estratégia da UBM Brazil, Rodrigo Moreira.
Relacionamento e foco em 2018
A presença dos executivos da Hospitalar no Conahp, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), também fomentou com os visitantes do Congresso o planejamento para a edição de 2018 da Hospitalar, com destaque para a importância de temas relevantes que visam o futuro da saúde.
“Foi uma oportunidade para apresentarmos as novidades da feira a gestores hospitalares de todo o país. A Anahp e os seus hospitais são grandes parceiros nossos”, destaca Fábio Stringhini, gerente comercial da Hospitalar.
Na grade de conhecimento, a Hospitalar destaca os principais eventos que realizam juntamente com seus parceiros como o foco exclusivo em inovação, atualização e novos negócios:
- CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde: o projeto nasceu junto com a primeira edição da Hospitalar e transformou-se em um evento internacional. O CISS é uma plataforma de união do segmento e que serve como palco para apoiar a cadeia de saúde ao fomentar a geração de negócios e promover o benchmarking entre as organizações. Para a edição de 2018, o tema será “A reforma do estado e a reforma dos sistemas de saúde”.
- HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Forum: parceria firmada com o HIMSS (Estados Unidos), o mais relevante evento mundial de tecnologia para a saúde para fornecimento de conteúdo especializado sobre tecnologias avançadas aplicadas ao setor. Na edição de 2016, foram 35 speakers internacionais, 12 países representados, 56 speaches, 3 conference-rooms, 8 debates e uma audiência de 2.000 participantes. Do público presente, 22% eram profissionais de TI; 12%, da Administração; 9%, do Corpo Clínico; 8%, Engenharia; 8%, Gestão e Qualidade; 7%, Pesquisa e Desenvolvimento.
- Facilities: o objetivo é mostrar propostas inovadoras e testadas para otimizar as operações de hospitais, clínicas, laboratórios e reduzir custos na cadeia de saúde. Esse setor expande as atividades do Hospital Contemporâneo, uma ação tradicional da feira e que apresenta simulações realísticas e demonstrações técnicas (Facilities Innovation), workshops e troca de experiências (Facilities Education) de forma a tornar mais dinâmica a relação entre fornecedores e compradores.
- Reabilitação: mais de 50 empresas expositoras apresentam ao mercado seus produtos e serviços destinados a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, idosos e públicos que necessitam de assistência especializada. O espaço dentro da Hospitalar acolhe também uma iniciativa conjunta da Abimo com apoio da SEDPcD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Apex-Brasil.