O Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, passou a oferecer o exame de imagem PET amiloide Florbetabeno (PET-CT com Florbetabeno-18F), um importante elemento que auxilia no diagnóstico clínico de Alzheimer para a confirmação da doença. Recém-chegado no Brasil, o exame ainda é ofertado em poucos serviços de saúde.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória do paciente. O PET amiloide atua como um fator adicional na confirmação da doença, sendo indicado para pacientes mais jovens que apresentam sintomas de demência ou em situações de dúvida diagnóstica.

O exame é capaz de medir, no cérebro, a densidade das placas beta-amiloides, proteínas acumuladas que interferem no funcionamento das células cerebrais. O radiofármaco Florbetabeno é o responsável por mensurar a carga dessas proteínas no cérebro do paciente, complementando o diagnóstico clínico e possibilitando, inclusive, que a doença seja confirmada de forma precoce.

“A presença de amiloide no cérebro, sozinha, não confirma o Alzheimer, pois essas placas também são encontradas no cérebro de pessoas com outros tipos de doenças. O exame reforça o diagnóstico feito em consultório, sendo fundamental para a diferenciação de outras doenças, pois o tratamento correto impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes”, explica a coordenadora de Medicina Nuclear do Hospital Vila Nova Star, Camila Mosci.

A disponibilidade do exame ainda é restrita e, até o momento, não integra o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS). Portanto, não possui cobertura assistencial obrigatória por parte dos planos privados de saúde e, também, não é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo feito apenas de forma particular.

O Hospital Vila Nova Star é o primeiro da Rede D’Or, maior grupo privado de saúde do Brasil, a oferecer o exame no estado de São Paulo. No Rio de Janeiro, o Hospital Copa D’Or também dispõe da tecnologia.