A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai inaugurar um novo núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na próxima quarta-feira (20). O núcleo de telemedicina, situado no Hospital Universitário da instituição, contará com equipamentos para conexão em banda larga.
A instituição acredita que a infraestrutura permitirá que o Hospital Universitário se integre a outras unidades de saúde do País, possibilitando o intercâmbio de informações em tempo real. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e pré-diagnósticos à distância.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
Para ela, os Grupos de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês) são um exemplo de integração. Isso porque reúnem profissionais de instituições pertencentes à rede, que montam uma agenda de videoconferências para abordar especialidades médicas de interesse comum. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas à distância. Em todo o país, já são 40 SIGs em atividade.
Estima-se que o núcleo Rute do Hospital Universitário irá beneficiar a população de 90 municípios da Zona da Mata Mineira e do estado do Rio de Janeiro, região de abrangência da Instituição.
Tags