Instituição obteve os melhores indicadores no Guia EXAME de Sustentabilidade
Em cerimônia realizada em 28 de novembro, em São Paulo, o Hospital Sírio-Libanês recebeu o prêmio de empresa mais sustentável da área da saúde, de acordo com pesquisa feita pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2016, uma das publicações mais tradicionais da área.
A homenagem foi recebida pela presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL), Sra. Marta Kehdi Schahin. Essa é a terceira vez que a instituição participa do levantamento publicado desde 2000 pela revista EXAME. Nas duas oportunidades anteriores, esteve sempre entre os destaques do setor, até chegar à colocação atual.
“É uma honra muito grande receber este prêmio no ano em que a nossa instituição completa 95 anos de fundação. Esse reconhecimento representa um importante incentivo para seguirmos em frente com o compromisso que temos com uma sociedade mais humana e sustentável”, afirma a presidente da SBSHSL.
Tanto a metodologia da pesquisa quanto a análise dos dados estão sob a responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). O Hospital Sírio-Libanês apresentou desempenho acima da média do setor em cinco dos dez indicadores considerados – gestão da água, da biodiversidade, de resíduos, governança da sustentabilidade e mudanças climáticas.
Merecem destaque os projetos para redução do consumo relativo de água e de energia elétrica, respectivamente, de 40% e 23%, entre 2014 e 2015, mesmo com a ampliação do número de leitos de internação. Além disso, no ano passado, o hospital reciclou 342 toneladas de plástico, vidro, papel e metal. Outras 1.238 toneladas de material orgânico foram encaminhadas para compostagem e transformadas em adubo.
O programa de ganho de eficiência, aplicado pelo hospital na área de Enfermagem, possibilitou reduzir em quase 12% o quadro desses profissionais e em 50% os gastos com hora extra, sem demissões e com a manutenção dos padrões de qualidade e segurança. O Programa Cuidando de Quem Cuida, destinado à promoção, prevenção e assistência em saúde de colaboradores e familiares, diminuiu os custos da instituição nesta área.