Com a aquisição de equipamentos para exames, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a construção de novos leitos, o Hospital São Vicente (Funef) aumentou os investimentos em oncologia. Responsável por 1,2 milhão de atendimentos nos últimos três anos em Curitiba (PR), o hospital também deve investir em diagnóstico e prevenção das doenças do fígado, utilizando, elastografia e métodos considerados inovadores no tratamento do câncer.

Com a elastografia o médico faz pequenas pressões com o transdutor no local de interesse do exame. Estas pressões sequenciais geram uma deformação nos tecidos, que informam se o fígado é mais duro ou mole. Com duração de 10 minutos, o procedimento não invasivo, realizado por meio do aparelho Fibroscan, se assemelha a um exame de ultrassom.

Segundo Marcial Carlos Ribeiro, diretor superintendente do Funef, além da modernização da unidade do centro, a instituição ampliará para 160 os leitos do Hospital São Vicente – CIC, na Cidade Industrial de Curitiba, incluindo a construção de uma unidade de oncologia com todos os serviços da especialidade. Atualmente a unidade possui 60 leitos divididos em enfermaria e apartamento, e atende casos de pequena, média e alta complexidade.