O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP-HU/ Unifesp) vai apresentar o resultado da reforma de suas três unidades para tratamento de pacientes portadores de doenças cardíacas. São elas: Unidade de Internação, Pós-operatória de Cirurgia Cardiovascular e de Terapia Intensiva (UTI).

Em uma área de 665 m², as unidades de internação, pós-operatória e terapia intensiva somam, ao todo, 20 leitos, além de mais um para casos de isolamento. Cada quarto será composto por dois leitos equipados com régua de gases, armário, lavatório para assepsia e banheiro privativo e adaptado com objetivo de levar qualidade, humanização e segurança aos pacientes e usuários da unidade.

A área também contará com serviço de telemedicina para atendimento das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA). A chamada sala de Telecardio terá uma equipe de cardiologistas para analisar e fazer o laudo dos diagnósticos de pacientes de Amas e ambulâncias do Samu, que estão com suspeita de SCA. Eles terão seu eletrocardiograma realizado e enviado para o HSP-HU/ Unifesp, onde a avaliação será feita em tempo real. O serviço será oferecido para as Amas e ambulâncias do Samu de qualquer local da Grande São Paulo.

Com a entrega da unidade, a instituição acredita na otimização dos trabalhos da equipe de cardiologia e cirurgia cardiovascular. A reforma também permitirá a ampliação do atendimento cirúrgico para suprir a demanda do hospital e também da  cidade.

Com mais de 40 anos de atendimento ao público, os serviços de cardiologia do HSP-HU/ Unifesp se tornaram referência no Brasil e no Mundo. Em 2013 foram internados 1.107 pacientes nas três unidades de internação da disciplina. No mesmo período foram realizadas 488 cirurgias cardíacas pelo hospital.