A Casa de Saúde São José (CSSJ), do Rio de Janeiro – mantida pela Associação Congregação de Santa Catarina, anuncia investimento de R$ 35 milhões em projetos de expansão e reestruturação. De acordo com o diretor executivo do hospital, André Gall, a previsão de crescimento para a estrutura física nos próximos 48 meses é de pelo menos 40%.

Atualmente, a entidade ocupa uma área construída de 28 mil m2 no bairro do Humaitá, Zona Sul da cidade. Imóveis já foram adquiridos no entorno e, neste momento, o hospital aguarda apenas as respectivas autorizações para início das obras.

Uma das especialidades do hospital é a maternidade. Mesmo após uma série de reformas ? que resultaram num novo Centro Cirúrgico da Mulher, um novo andar dedicado às gestantes ?, estão previstas a remodelação do berçário e da UTI Neonatal, bem como a abertura de mais leitos.

?Serviços de terapia intensiva também estão em nosso foco e, hoje, são uma necessidade dos cariocas. Já contamos com uma das maiores e mais modernas UTIs gerais do Estado, com 30 leitos em quartos totalmente individualizados. Precisamos crescer mais?, adianta Gall, em comunicado. O executivo reforça que, além das novas UTI Coronariana e UTI Semi-Intensiva que serão inauguradas agora em setembro de 2011, as novas emergências cardiológica e ortopédica da CSSJ também serão ampliadas até 2012.

Abrangendo todos os estabelecimentos de saúde existentes no país, a última Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária do IBGE indicou que todas as regiões brasileiras vêm apresentando diminuição considerável de leitos para internação em hospitais privados nos últimos anos. Só o município do Rio de Janeiro perdeu 3.196 leitos de internação entre 2002 e 2009, sendo 829 deles particulares.

*Você está participando do Referências da Saúde? Ainda não? Para entrar no estudo que engloba todos os players do setor, basta enviar e-mail para: [email protected]