Aumento de qualidade no atendimento, incremento na produtividade e economia de recursos são os resultados contabilizados pelo hospital São Francisco, de Ribeirão Preto (SP), com o sistema Lean, implementado há pouco mais de um ano.
De acordo com o gerente de melhoria contínua do Hospital, Roberto Chimionato, a instituição conseguiu, por exemplo, reduzir a infecção em cirurgias ? por meio de um melhor processo para a limpeza dos instrumentais cirúrgicos, ação proporcionada, também, pelo sistema.
Além disso, segundo comunicado da entidade, houve redução significativa de reclamações do consumidor, fruto de um melhor gerenciamento de Protocolos Assistenciais no setor de Pronto-Atendimento do hospital; aumentos de produtividade, por exemplo, nas máquinas de esterilização do hospital; redução do custo fixo da Central de Esterilização de Materiais; diminuição do fechamento das contas dos faturamentos e queda do estoque em processo.
?Mesmo sabendo que o processo de implantação do Sistema Lean exige um tempo maior de maturação, de pelo menos alguns anos, nós já percebemos a obtenção de bons resultados no hospital com apenas esse curto período de tempo de implementação?, resumiu o gerente.
Trajetória
O sistema vem sendo implementado no São Francisco desde maio de 2012. Inicialmente, a implantação ocorreu nas chamadas áreas de ?cuidado indireto?, como Farmácia e Almoxarifado. ?Para o hospital assimilar de uma maneira gradativa a nova cultura?, ressaltou Chimionato. Foi então, após essas primeiras implantações, que o novo modelo de gestão foi expandido para as áreas de ?cuidado direto? com o paciente.
Segundo o executivo, com a implementação, ocorreram diversas mudanças na gestão do hospital como, por exemplo: a implementação do Sistema de Kanban ? dispositivo sinalizador que autoriza e dá instruções para a produção ou para a retirada de itens em um sistema puxado e também a adoção de um sistema lean de ?Agendamento de Compras? que gerou uma significativa redução no nível de estoques do hospital e uma consequentemente eliminação de um Centro Logístico.
O hospital implementou também quadros de gestão visual, técnica tipicamente lean, direcionados a pacientes das unidades de internação e organizou novos fluxos nas salas de pacientes no Pronto-Atendimento. E para sustentar e evoluir as melhorias nos setores, adotou o ?encontro no gemba?, uma prática também tipicamente de fazer reuniões periódicas com os colaboradores para discutir problemas e melhorias no ?gemba? ? termo japonês que significa o ?lugar em que ocorre o trabalho que cria valor?.
Integram o grupo São Francisco, além do hospital particular, a São Francisco Saúde, operadora de planos de saúde, a São Francisco Odontologia, operadora de planos odontológicos, a São Francisco Resgate, e a São Francisco Saúde Ocupacional.