A psicóloga da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, Isabel Fialho, participou do programa “Tarde Nacional”, da Rádio Nacional de Brasília AM, para falar sobre o sedentarismo e a sua relação na vida profissional. Durante o programa, Isabel aproveitou para explicar a importância da alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos para uma vida mais saudável.
Com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, o tempo que antes era exclusivo para os afazeres domésticos foi divido entre ser dona de casa, mulher, mãe e ainda profissional. Assim, restou pouco tempo para cozinhar e isso fez com que a culinária saudável fosse trocada por uma forma de alimentação mais prática com fast-foods e comidas semiprontas.
Isabel explicou que para as empresas existe uma grande preocupação com a saúde de seus funcionários e o sedentarismo, uma vez que pesquisas apontam que pessoas sedentárias tendem a desenvolver doenças como a hipertensão arterial, a diabetes e o aumento do colesterol ruim. “Quando o funcionário está em um ambiente tranquilo e com a saúde em dia, as empresas ganham funcionários mais produtivos e com maior qualidade de vida”.
A especialista também alertou sobre a importância da medicina preventiva. Os gestores devem ficar atentos não só na saúde física de seus funcionários, mas também nos níveis de estresse e pressão emocional que ele pode ser submetido. Caso esse quadro seja encontrado é importante uma intervenção psicológica. “Não basta identificar o sedentarismo é necessário levar para as empresas mais qualidade para os funcionários e seus familiares”, finaliza.