O Hospital São Paulo, vinculado à SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), se tornou a primeira unidade de saúde do SUS no estado de São Paulo a fechar contratos com fornecedores de alimentos livres de agrotóxicos. Essa parceria, realizada em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), reforça o compromisso da instituição em oferecer assistência de qualidade e promover a saúde de forma integrada.
A iniciativa foi oficializada na última semana, e a previsão é que os alimentos passem a ser servidos aos pacientes a partir de novembro deste ano. O MDA, responsável por implementar políticas públicas voltadas à transição agroecológica, reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar, tem como objetivo, com essa parceria, fornecer alimentos de maior qualidade ao hospital, além de apoiar ações que ampliem o acesso à saúde para populações vulneráveis.
Fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a saúde preventiva
O superintendente do Hospital São Paulo e das Instituições Afiliadas da SPDM, Dr. Nacime Salomão Mansur, assinou os contratos com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas Solidários do Alto Tietê (Coopasat) e o Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia (Terra Viva), que serão responsáveis pelo fornecimento dos alimentos.
Segundo Mansur, o acordo representa um cuidado especial com os pacientes e uma valorização do SUS. “A saúde está diretamente ligada à adoção de bons hábitos alimentares, incluindo o consumo de alimentos de maior qualidade, como os orgânicos e com menor uso de agrotóxicos, que são mais saudáveis e evitam o contato com substâncias prejudiciais a longo prazo. Além de tratar doenças, também nos preocupamos com a prevenção e com o desenvolvimento social e sustentável”, afirmou.