No ano que marca a terceira fase de seu reposicionamento, o Hospital São Lucas da PUCRS foi reconhecido, pela segunda vez consecutiva, como um dos 100 melhores hospitais do Brasil, segundo pesquisa The World´s Best Hospitals 2022 – Brazil (Os Melhores Hospitais do Mundo – Brasil), da prestigiada revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa Statista Inc. O ranking levou em conta a avaliação mundial de 2.200 hospitais em 27 países nos seguintes quesitos: recomendações, experiência do paciente e indicadores de desempenho. A valorização é mais uma evidência da evolução do HSL, cujo foco é promover qualidade assistencial, acolhimento e valor na experiência de pacientes, cumprindo a missão de cuidar e salvar vidas todos os dias.
O reposicionamento do Hospital São Lucas da PUCRS teve início em 2020 e contabiliza diversos avanços mesmo diante do cenário desafiador imposto pela pandemia da COVID-19. Com a premissa de manter o paciente sempre no centro de decisões e iniciativas, o HSL já consolidou a reconstrução dos processos desde a sua base e fez entregas consistentes à sociedade.
Em 2021, por exemplo, a criação de novos serviços, como HSL-On, HSL-Care, + Cardio, Centro de Doenças Autoimune e ambulatório pós-COVID já beneficiou milhares de pessoas. No mês passado, o Hospital São Lucas da PUCRS inaugurou o novo espaço para o Centro de Pesquisas Clínicas, que atua na evolução do tratamento das doenças a partir da descoberta e dos testes de novas drogas. Também já está de portas abertas a nova unidade de internação privativa L’Hermitage, oferecendo uma experiência única em saúde a partir de assistência personalizada e atendimento exclusivo, além de uma hotelaria moderna que permite mais conforto e sofisticação.
A instituição ainda teve avanços importantes em tecnologia, implantando o autoagendamento online de consultas e exames e a telemedicina, contribuindo para o acesso a atendimentos a milhares de pessoas. Ainda garantiu equipamentos tecnológicos de ponta, como o EPIQ CVX, ecocardiógrafo de última geração, e a técnica Check Lung, um sistema de inteligência artificial que analisa os dados já coletados por exame de tomografia e detecta precocemente a possibilidade de câncer no pulmão.
“O ranking é mais um sinal de que estamos no caminho certo, transformando o nosso hospital com consistência e foco nas pessoas, sem perder de vista a sustentabilidade do negócio. A valorização internacional é motivo de muito orgulho para todos nós. 2022 será mais um grande ano, e certamente teremos muitas conquistas pela frente”, destaca o diretor-geral do HSL, Leandro Firme.