O Hospital Santa Paula, localizado na zona sul de São Paulo, passa a oferecer um atendimento integrado ao paciente oncológico. As áreas de psicologia, onco-cirurgia, radio-oncologia, cirurgia plástica (para o caso de câncer de mama), nutrologia e fisioterapia foram integradas a fim de proporcionar um tratamento mais ágil e assertivo.

No modelo, que já está disponível no IOHSP (Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula), o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar que avalia todos os exames realizados, discute sobre o diagnóstico e indica tratamentos e atividades mais adequadas para suprir todas as necessidades do indivíduo.

Com o atendimento integrado, o paciente oncológico receberá uma única orientação da sua equipe médica e não mais várias orientações de médicos diferentes, como acontece com pessoas que acabam de ser diagnosticadas com câncer. ?Esse é um momento delicado na vida do paciente e um atendimento personalizado e humanizado e segurança de estar sendo tratado por um grupo multidisciplinar o ajuda a ter mais forças para enfrentar a doença. Também sabemos que o início do tratamento influi sobremaneira no índice de cura do câncer?, afirma o diretor clínico do Hospital Santa Paula, Otávio Gebara.

O médico salienta que muitas vezes a equipe oncológica do Santa Paula se depara com casos de emergência no pronto-socorro, de pacientes que não são acompanhados diretamente no hospital e tem um histórico de exames e tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos espalhados por várias clínicas e consultórios. ,13,?Quando o paciente é diagnosticado com câncer, é comum ele realizar várias consultas com profissionais distintos antes de iniciar o seu tratamento. Mas se não conhecemos esse histórico temos que iniciar o tratamento do zero, o que pode atrasar e comprometer o processo de cura?.,13,Com a inauguração do prédio que abrigará o IOHSP, o Santa Paula planeja ampliar esse atendimento integrado. O novo empreendimento exigiu investimento de R$ 20 milhões, terá seis andares e capacidade para atender cerca de 800 pacientes oncológicos por mês, quadriplicando a média de atendimento atual do Santa Paula. A estrutura será composta de oncologia clínica, pisco oncologia, quimioterapia e radioterapia.,13,Parceria com Sírio-Libanês,13,Recentemente, o Hospital assinou acordo de parceria para o novo Centro Oncológico do Santa Paula com o Hospital Sírio-Libanês. As duas instituições firmaram um contrato de gestão técnica, em que o Sírio-Libanês forma, fornece e treina os profissionais de oncologia, determina os protocolos e faz a supervisão de qualidade das áreas relacionadas ao atendimento do paciente oncológico.