O Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus, está recebendo um pacote de melhorias que vai desde a implantação de leitos dedicados ao tratamento de AVC até a ampliação da emergência. A quantidade de leitos foi ampliada de três para cinco, todos devidamente equipados com recursos para politraumatismo.

Fundado em 1963, o Santa Luzia é referência para a região do litoral norte gaúcho em traumatologia e neurocirurgia, realizando também outros serviços. Em períodos de baixa temporada, a instituição é responsável pelo atendimento de 80 mil habitantes. Durante o verão, este número chega a cerca de 400 mil.

Gastão Steffler, médico responsável pelo setor, diz que o reforço tem grande importância para o atendimento de acidentes de trânsito e caseiros, que aumentam consideravelmente no verão. Também foram criados cinco novos leitos exclusivos para casos de acidente vascular cerebral (AVC). O investimento abrange a aplicação de aparelhos específicos, além de uma equipe técnica e médicos especializados neste segmento.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Jairo Gus, diversos pacientes já passaram pelos novos leitos desde a implementação. Com a nova estrutura, diz, é possível atuar com maior agilidade e precisão, reduzindo a possibilidade de sequelas em função da doença.

Também foi concluída a reforma de 32 quartos do Hospital Santa Luzia, que somam 72 leitos. Todos eles ganharam camas novas, televisões, poltronas para acompanhantes, além de banheiros completamente remodelados. Foram entregue recentemente a reforma das unidades de internação clínica, cirúrgica e de saúde mental ? esta última unidade é voltada para o atendimento de pacientes dependentes de álcool e drogas.

Fechando o pacote, foi concluída a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), passando de sete para 10 leitos.