A revista Newsweek e o portal Statista divulgaram a edição 2022 do ranking dos Melhores Hospitais do Mundo e, pela segunda vez consecutiva, o Hospital Santa Joana Recife foi reconhecido por sua qualidade, conquistando espaço no ranking. O World’s Best Hospitals 2022 se baseou em recomendações de profissionais de saúde, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores-chave de desempenho médico. 

A pesquisa foi feita em 27 países, destacando centros que atuam com base em boas práticas de cuidado, avanços na medicina e na ciência. A capacidade de se adaptar rapidamente aos novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 foi um dos pontos ressaltados na pesquisa. “Participar desse seleto grupo de hospitais é motivo de muito orgulho e reflete um trabalho constante, focado na segurança dos pacientes e na atração e retenção das melhores equipes médicas e de colaboradores”, afirma Alberto Cherpak, diretor executivo do Hospital Santa Joana Recife.

Recentemente, o Santa Joana Recife também conquistou, pela terceira vez, a reacreditação do selo da Joint Commission Internacional (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência do hospital em segurança do paciente e qualidade do atendimento. O Santa Joana foi certificado em 2012, recertificado em 2015 e 2019, e agora, em 2022. A JCI é o maior e mais antigo órgão de acreditação e definição de padrões de atendimento médico dos Estados Unidos, que avalia mais de 20 mil instituições e as inspira a buscarem excelência no fornecimento de atendimento seguro e eficiente. Sua acreditação é considerada o mais elevado padrão no atendimento médico global.

Pioneirismo – Ao longo dos 43 anos de atuação, o Santa Joana Recife alcançou muitas realizações significativas. O Hospital iniciou, em abril de 2016, a utilização da cirurgia robótica para treinamento dos especialistas em clínica geral, urologia, proctologia e bariátrica. Com a iniciativa, tornou-se a primeira instituição hospitalar do Norte e Nordeste a contar com a mais moderna versão do robô Da Vinci, o XiHD, e o primeiro hospital de Pernambuco a oferecer à população do Estado um centro de robótica, instalado em um novo bloco cirúrgico, reformado recentemente.

Além disso, o Hospital Santa Joana Recife lançou, em 2019, o Centro de Obesidade e Diabetes. A Unidade, que é a primeira da área no Norte e Nordeste, atua com uma equipe de profissionais de saúde e médicos de diferentes especialidades para um melhor acompanhamento, além de ter infraestrutura para realizar todos os exames pré ou pós-operatórios no mesmo dia e em apenas um lugar, o Santa Joana Recife Diagnóstico.