Com investimento de R$12 milhões, o Hospital Santa Joana está inaugurando uma nova unidade clínico-cirúrgica (UCC). O empreendimento funciona em um prédio anexo ao principal. Além disso, a instituição também inaugurou uma nova UTI e uma Central de Material e Esterilização.  

As novas UCC, UTI e CME integram o projeto de ampliação do Santa Joana, focado em, cada vez mais, manter-se como um centro hospitalar de referência no Nordeste.

Representando um aumento de 20% dos leitos no hospital, a UCC tem o objetivo de oferecer mais apartamentos para pacientes que necessitem de algum tipo específico de tratamento ou internamento, seja clínico ou cirúrgico.

Além disso, com a nova ala pretende-se transferir os pacientes com mais conforto e velocidade após o atendimento ou cirurgia.

Com a UCC é possível transferi-los com maior conforto e velocidade após o atendimento ou cirurgia.

Nova UTI

Ocupando uma área de 750m², a nova UTI ocupa um andar inteiro do prédio principal e foi construída para proporcionar mais conforto e segurança tanto para a equipe técnica e assistencial.

De acordo com o responsável pela unidade, Odin Barbosa,  a ala conta com dois leitos projetados exclusivamente para receber doentes que necessitem de isolamento.

Cada um dos 20 leitos são equipados com maquinário necessário para atender aos pacientes em estado clínico grave, além de contarem com pontos de água e energia para possibilitar a realização de hemodiálise sem necessitar transferir o paciente.

A UTI conta ainda com uma central de monitorização que permite acompanhar o funcionamento dos equipamentos e os parâmetros de cada paciente através de um monitor disposto no posto de enfermagem e na sala dos médicos, onde é possível monitorar dados fisiológicos como batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e oxigenação de todos os pacientes internados ao mesmo tempo e, até mesmo, aferir a pressão ao toque de um botão.

Além disto, um novo conceito de humanização foi implantado, possibilitando que os parentes e amigos se comuniquem com os internados através de fotos, mensagens e imagens. Todos os leitos possuem televisores, que permitem acesso USB, garantindo, por exemplo, que o paciente assista a um filme ou show favoritos, além de janelas e vista para a cidade, auxiliando no contato dos pacientes com o mundo externo.

Uma inovação da unidade é permitir que alguns pacientes usufruam da presença de um acompanhante durante o dia e não apenas nos horários de visita. Essa liberação é concedida caso a caso, segundo orientação médica e contribui, comprovadamente, para a recuperação mais rápida do paciente. Ao todo são seis leitos nesse formato, que possibilitam a presença do acompanhante entre 7h e 19h.

Além das duas unidades, o HSJ conta com uma nova Central de Material e Esterilização (CME), onde são realizados a higienização e esterilização dos materiais de uso médico-hospitalar. A nova central é responsável pelo recebimento e preparação desses materiais cirúrgicos e de assistência ventilatória, como nebulizadores e circuitos de respiradores, para que eles possam ser novamente utilizados.