O Instituto Ayrton Senna acaba de ganhar um novo parceiro: o Hospital Santa Isabel, que pertence ao complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Nos próximos dias, será assinado um acordo para o HSI fornecer o apoio médico necessário para a realização da 9ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day 2012, no dia 2 de dezembro, no autódromo de Interlagos.
Em comemoração ao Dia do Médico e à parceria, o tema da 19ª Jornada Científica do HSI foi o trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna no Brasil. “As crianças são o futuro, a educação é o presente!”, foi assim que a assessora de Gestão Corporativa e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna, Naira Collaneri, iniciou a apresentação.
Em seguida, ela deu um panorama da educação no Brasil. Atualmente, o país ocupa a 88ª posição no ranking da educação mundial. 50 milhões de estudantes estão matriculados na rede pública, o equivalente a 86% do total de alunos brasileiros. Um quarto (6,7 milhões) está fora da série em que deveria estar e 2,8 milhões reprovaram em 2011. “O problema é tão sério que, se mantivermos esse ritmo, vamos levar 270 anos para chegar no nível atual do Chile”, comparou Naira.
O Instituto Ayrton Senna, criado em 1994, oferece gratuitamente, com apoio de parceiros, gestão educacional, soluções pedagógicas e inovação. “O grande mérito da Viviane Senna, idealizadora do projeto, foi não trabalhar com escolas isoladas e sim com programas educacionais amplos. Só firmamos parceria com uma prefeitura, por exemplo, se a Secretaria de Educação assegurar que todas as escolas farão parte do projeto”, esclareceu a assessora do Instituto.
“Temos que acreditar no potencial do aluno e investir no professor”, acrescentou Naira. O Instituto Ayrton Senna foca o ensino fundamental e já beneficiou 15 milhões de crianças desde a sua criação. Só em 2011, foram mais de 2 milhões de alunos impactados com a qualificação de 75.985 educadores.
O diretor médico do Hospital Santa Isabel, Frederico Carbone Filho, fez um agradecimento emocionado ao Instituto Ayrton Senna pelo trabalho realizado. “O HSI e a Santa Casa ganharam um presente. Parabéns pela estratégica missão na educação. Nós, médicos e educadores, enaltecemos essa iniciativa. Lembrando que a educação faz parte da saúde e é por isso que estamos imensamente felizes com essa parceria. Há algum tempo o HSI sentia a necessidade de um engajamento maior no terceiro setor. E estamos muito honrados em fazer parte dessa missão”, discursou.
O diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Valdir Golin, destacou que muitos alunos chegam na faculdade e não conseguem acompanhar as aulas, por falhas no aprendizado. “São atitudes desse nível que devemos apoiar e incentivar para mudar esse cenário”, finalizou.
No encerramento do encontro, Valdir Golin e Antonio Augusto Brant de Carvalho, representando a Provedoria da Irmandade, entregaram a medalha comemorativa dos 40 anos do Hospital Santa Isabel para Naira Collaneri. Em seguida, a pianista Vera Lucia Davenia Piro emocionou a todos com uma apresentação especial no saguão do Hospital. Ela tocou o “Tema da Vitória”, de Eduardo Souto Neto, e “Canção da América”, de Milton Nascimento, em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna.