Entregue em novembro, o novo Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do Hospital Santa Catarina (HSC) vem registrando crescimento significativo na capacidade de atendimento. “Estamos realizando mais de mil exames e procedimentos por mês, praticamente 50% mais do que no antigo espaço, e a nossa meta é dobrar a capacidade, no segundo semestre deste ano”, explica o dr. Alfredo Coletti, gerente médico do HSC. Coletti ainda ressalta que a reestruturação do serviço, iniciada em abril de 2013, foi determinante para o aumento da produção.
A unidade ganhou mais espaço com a criação de quatro salas de exames, cinco confortáveis apartamentos de preparo individuais, 12 boxes de repouso, além da ampliação da recepção e da sala de espera. Foram adquiridos, também, novos equipamentos. “O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do Hospital Santa Catarina agora está em uma área maior, mais moderna e com bastante conforto para pacientes e acompanhantes. De 212 metros quadrados passamos para 674 metros quadrados”, afirma Lindomar Cruz, coordenador do Centro de Medicina Diagnóstica (CMD).
Desde a década de 70, o Hospital Santa Catarina realiza procedimentos de endoscopia e colonoscopia. Em São Paulo, foi pioneiro nessa área, como um dos primeiros hospitais a ter espaço dedicado a essas modalidades de exame. “O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do Hospital Santa Catarina é um dos mais antigos da cidade. Com esse novo espaço e a aquisição de mais equipamentos, o Santa Catarina se equipara aos principais hospitais do País para a realização desses procedimentos. Isso trouxe melhor qualidade na condição de atendimento ao paciente”, frisa o dr. Carlos Cappellanes, médico responsável pela unidade.
Localizado no 2º andar do bloco F, o Serviço de Endoscopia e Colonoscopia atende pacientes de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 7 às 15 horas. Além disso, dispõe de cobertura 24 horas para emergências.