O Hospital Samel, localizado em Manaus (AM), instala lâmpadas leds em toda sua estrutura, para possibilitar uma maior durabilidade e o menor gasto de energia. As lâmpadas são produzidas com materiais recicláveis, sem gases metálicos ou mercúrio. Foram substituídas mais de 3 mil lâmpadas.

Essa é uma das ações do projeto DNA ? Desenvolvendo Novas Atitudes, que visa potencializar e disseminar conceitos de sustentabilidade entre os funcionários, fornecedores e comunidades, incorporando ao dia a dia práticas inovadoras de gestão e alinhando a preservação ambiental e a responsabilidade social às oportunidades de negocio.

Exames de imagem são direcionados ao computador do médico, através do PACS, com o objetivo de diminuir o impacto causado por efluentes originados dos serviços radiológicos junto ao meio ambiente. A meta, de acordo com o diretor executivo Luís Alberto Nicolau, é a total utilização do papel reciclável até o final do primeiro semestre de 2013, contribuindo assim com o tripé sócio, econômico e ambiental.

A Samel está cerca de 1 ano na busca desse desenvolvimento sustentável. Um dos próximos passos é instalar paines fotovoltaicos para que o próprio hospital gere 30% de sua energia. Além da implementação de um sistema de captação de água da chuva, para a reutilização da água. ?Foi realizado um estudo e será construído tanques verticais para a captação e posteriormente reaproveitamento dessa água?