O Hospital Samaritano, localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, inaugurou novo Centro Cirúrgico, com área total de 650m², seis salas – sendo cinco inteligentes e uma de robótica – dois leitos para a preparação do paciente antes da cirurgia e oito boxes privativos para o pós-operatório. Estão previstas 500 cirurgias por mês, nas especialidades urológicas, ortopédicas, vasculares e neurocirurgias.

As cinco salas inteligentes contam com recursos de infraestrutura e tecnologia médico-hospitalar de última geração tais como: controle dos equipamentos via estação de trabalho; estativas onde os aparelhos ficam suspensos, facilitando a movimentação e limpeza das salas, diminuindo o intervalo entre as cirurgias; focos cirúrgicos de LED, com câmara embutida; possibilidade de videoconferência; portas de acionamento automático; e monitores de alta definição.

Já a sala de robótica possui o simulador Mimic, que permite o treinamento virtual e aperfeiçoamento das técnicas operatórias dos cirurgiões. “Já realizamos 110 procedimentos de urologia e 150 de cirurgia geral, totalizando 260. Nesta sala, todo comando de luz, ar condicionado e gravação e roteamento de imagem é realizado por painel touch”, segundo o diretor executivo do Hospital Samaritano, Dr. Marcus Santos.

Espaço Médico

Preocupado com o bem-estar não só dos pacientes como também da equipe envolvida no cuidado da saúde, o Samaritano investiu em um ambiente para o corpo clínico e inaugurou o Estar Médico. Espaço amplo e aconchegante, com atendimento 24 horas, onde seus profissionais podem aguardar entre um procedimento e outro. Oferece recepcionista, televisão, cadeira de massagem, sofás e computadores.

“O Samaritano tem uma grande história por ter o foco no paciente cirúrgico e nada mais importante em realizar este investimento para oferecer aos nossos médicos e pacientes, um centro cirúrgico com salas equipadas com tecnologia de última geração, com integração direta com a unidade pós-operatória e apresentando um novo conceito de Estar Médico”, resume o diretor executivo do hospital.