O Hospital Samaritano de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (15) Núcleo de Cardiologia com o objetivo de prestar assistência completa aos pacientes com problemas cardiológicos. O paciente contará com uma equipe médica integrada desde o atendimento no pronto-socorro, passando pelas consultas ambulatoriais, exames diagnósticos, cirurgias e internação.
Os investimentos que estão sendo feitos são direcionados para núcleos especializados nas áreas: Ortopedia, Oncologia, Cardiologia, Pediatria e Neurologia. ?Os pacientes poderão realizar todo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dentro do Samaritano?, explica Luiz De Luca, Superintendente Corporativo da Instituição.
De acordo com a instituição, o Núcleo está apto a realizar procedimentos de alta complexidade e técnicas minimamente invasivas.
Em 2011, o Samaritano inaugurou um Centro Cirúrgico, composto por 10 salas amplas estruturadas para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, e um Centro de Medicina Diagnóstica com exames para o diagnóstico de problemas cardíacos, como Eletrocardiograma, Holter, MAPA (Monitoramento da Pressão Arterial), Tilt Test, Cintilografia Miocárdica, Angiotomografia de Coronária, Ressonância Cardíaca, Cateterismo, Ecocardiograma, Estudo Eletrofisiológico, teste ergométrico, além de procedimentos como Implante de Marcapasso e Desfibrilador, Cirurgia Cardíaca e Centro de Terapia Intensiva Cardiológica.
?O objetivo é poder oferecer todo o suporte para os pacientes em todas as etapas, desde a prevenção a atendimento de emergência e procedimentos de alta complexidade. É um tratamento completo em apenas um local?, destaca o coordenador do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano, Roberto Caldeira Cury.
A equipe médica é composta por cardiologistas de diversas especialidades como Coronariapatia, Insuficiência Cardíaca/Miocardiopatia, Hipertensão, Arritmia, Cardiologia do Esporte, Cardiologia Infantil/Congênita, Cirurgia Cardíaca, Cardiopatia na Gravidez. São cerca de 20 profissionais, entre cardiologistas e cirurgiões cardíacos.