Segundo hospital brasileiro a disponibilizar o PREVREFRAT (Programa de Prevenção a Refraturas), o Hospital Regional do Paranoá, localizado na região administrativa de mesmo nome, no Distrito Federal, inicia o acompanhamento multidisciplinar das pessoas que já sofreram fraturas provocadas por traumas mínimos, devido à fragilidade óssea causada pela osteoporose. As estatísticas revelam: quem já teve uma fratura por osteoporose fatalmente terá outras e a maior preocupação é com as fraturas de fêmur, que além de necessitar de tratamento cirúrgico, é responsável por altas taxas de mortalidade e marcante diminuição da qualidade de vida. O diagnóstico correto da causa deste enfraquecimento ósseo e um adequado tratamento podem interromper esta indesejável sequência de fraturas.
Com o programa, o hospital espera auxiliar os primeiros 70 pacientes ainda este mês. “Os pacientes da rede pública de saúde são encaminhados para o Programa quando há o diagnóstico de osteoporose estabelecida ou quando apresentam uma fratura por trauma mínimo. O protocolo de atendimento do PREVREFRAT prevê consulta especializada e uma atualização clinica, com exames para confirmar o diagnóstico e iniciar a terapêutica adequada ao caso ”, explica a Dra. Viviane Cristina Uliana Peterle, reumatologista e coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso.
O PREVREFRAT (Programa de Prevenção a Refraturas) oferece avaliação especializada, exames de densitometria óssea, exames laboratoriais, suporte educacional, além de fornecer medicação aos portadores de fraturas por fragilidade óssea. O objetivo primordial é evitar que novas fraturas ocorram. Este serviço é disponibilizado apenas no Rio de Janeiro, pelo Hospital de Ipanema e agora em Brasília, pelo Hospital Regional do Paranoá. Os protocolos seguidos pelo PREVREFRAT são consagrados na literatura médica. O programa, que conta com o apoio do laboratório Novartis, é oferecido gratuitamente.
Serviço
Local: Hospital Regional do Paranoá – Quadra 02 Conj K Lote 01 Setor Hospitalar
Dias e horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Telefone para informações: 3369-9800