O Real Hospital Português, em Recife, investiu mais de R$ 2,5 milhões na aquisição de tecnologias para a central de esterilização com foco na alta produtividade no processamento de materiais, redução de custos do processo voltados à sustentabilidade, automatização e segurança do paciente. O Hospital adquiriu um sistema de lavagem automatizado para instrumentais e respiratórios, bem como para seus carros de carga e utensílios. De acordo com a Steris, fornecedora da tecnologia, o Hospital é o primeiro da América Latina a possuir a lavadora de carros.
A inauguração deve ocorrer em dezembro deste ano. O objetivo do projeto é assegurar a prevenção de infecções hospitalares, com foco na segurança do paciente, dos funcionários e agregar a sustentabilidade como parte dos processos.
O projeto é composto por 4 lavadoras termodesinfectoras, 5 autoclaves alta temperatura, esterilizadora baixa temperatura, lavadora ultrassônica, Lavadora de carros, sistema de automatização para carga e descarga e o sistema de rastreabilidade computadorizado que controlará todo o processo.
Todo o projeto foi concebido no sistema de barreira, em que as áreas suja (expurgo), área de preparo de material limpo e guarda de material estéril (arsenal) não terão acesso direto entre si.