O Hospital Paulistano acaba de ser reacreditado pela Joint Commission International (JCI), reafirmando a qualidade e a segurança da instituição, graças a um conjunto de padrões, protocolos, indicadores, rotinas e processos seguidos em todos os atendimentos. O primeiro selo JCI foi conquistado em agosto de 2010.

?Além de manter os pré-requisitos da primeira acreditação, aprimoramos os procedimentos já existentes e implementamos novos protocolos, para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e diferenciado?, explica, em comunicado, o diretor médico do Hospital Paulistano, Marcio José Cristiano de Arruda.

De acordo com informações do hospital, desde o início do processo em 2008, a adoção dos padrões da JCI trouxe benefícios e avanços na realização de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias neurológicas e tratamentos contra o câncer. Além disso, houve a implementação de um conjunto de práticas de qualidade como, por exemplo, o projeto beira-leito, que tem como principal objetivo aumentar a segurança no processo de medicação.

Um dos pontos de destaque entre os padrões estabelecidos é a modernização dos serviços oferecidos, principalmente os assistenciais. Aquisição de novos equipamentos, adoção de novas práticas e terapias, desenvolvimento constante de procedimentos inovadores e utilização de novos insumos hospitalares são alguns exemplos constantemente avaliados por comissões internas e lideranças de cada área do Paulistano.

Perfil

Atualmente a instituição possui mais de mil colaboradores, 170 leitos – sendo 20 destinados à UTI – dez salas cirúrgicas, e realiza, em média, oitocentas internações por mês e 700 cirurgias. No pronto-socorro, que funciona 24h, 5,5 mil atendimentos são feitos mensalmente, e cerca de 300 pacientes no Centro Oncológico.