O Hospital Pasteur, no Méier, Rio de Janeiro, inaugurou esta semana mais 13 leitos de internação. Com investimento anunciado de R$ 2,5 milhões, um novo andar com cerca de 700 m² foi remodelado e modernizado para a construção de mais quartos privativos.

Quando foi inaugurado, em 2005, o Pasteur possuía 148 leitos, entre quartos e enfermarias. Atualmente são 183, com previsão de novas ampliações até o fim de 2014. Segundo o diretor-geral do Pasteur, Ricardo Periard, havia demanda reprimida por atendimento de alta complexidade na região, o que levava a população para outros bairros.

Segundo o hospital, as novas instalações foram projetadas sob o conceito de humanização do ambiente hospitalar, para dar mais conforto aos pacientes, suas famílias e às equipes de saúde. Todos os quartos possuem banheiro, mobiliários, peças decorativas e sistema de comunicação.

O hospital 24 horas tem capacidade para mais de 10 mil atendimentos por mês em 183 leitos e 10 salas de centro cirúrgico, uma delas robótica, comandada pela voz do médico, e outra com fluxo laminar, equipamento que impede a entrada de micro-organismos no ambiente estéril. Há ainda maternidade e neonatologia de alto risco, CTI adulto e neonatal, centro ortopédico, suporte diagnóstico e heliponto para resgate aéreo.