O acidente vascular cerebral (AVC) voltou a ser maior causa de mortalidade no Brasil em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil. Ter um centro emergencial completo, com equipe multidisciplinar e capacidade diagnóstica e de atuação ágil, pode salvar inúmeras vidas. O selo internacional que atesta a excelência nesse atendimento foi concedido ao Hospital Nove de Julho, que pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do país.
A Certificação de Centro Avançado de Acidente Vascular Cerebral é concedida pelo comitê executivo da World Stroke Organization (WSO) junto à Sociedade Ibero-Americana de Doenças Cerebrovasculares (SIECV) e atesta a qualidade das instituições de saúde no que se refere à estrutura, assistência e tratamento do AVC. “O objetivo da certificação dos centros de AVC é aumentar a qualidade do tratamento na América Latina, melhorando os desfechos dos pacientes”, fala a presidente da Organização Mundial de AVC e da Rede Brasil AVC, Sheila Cristina Ouriques Martins.
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é uma doença que acomete mais os homens e acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. A agilidade no atendimento e tratamento são essenciais na diminuição de sequelas e morte. “Em casos de AVC, o tempo de ação é imprescindível. Isso porque conforme o tempo vai passando, as células do cérebro, os neurônios, ficam sem oxigênio e vão morrendo. As primeiras horas pós- AVC são essenciais para que a equipe médica consiga intervir com maior benefício para o paciente. É imprescindível um serviço de emergência organizado e preparado para um atendimento ágil”, enfatiza Daniel Abud, neuro radiologista Intervencionista do Hospital Nove de Julho.
O Hospital Nove de Julho conta com u ma equipe formada por profissionais experientes que são destaques no Brasil, com duas décadas de atuação clínica e ampla atuação em pesquisas científicas de nível internacional. São médicos titulados pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNR) e Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), pioneiros no tratamento do AVC agudo por via endovascular no Brasil. A instituição possui uma infraestrutura completa com modernas salas de hemodinâmica, pronto-socorro com equipe especializada no atendimento de urgências e emergências; atendimento ambulatorial com consultas iniciais e de acompanhamento para diagnóstico e tratamento.
O Serviço de Neurorradiologia Intervencionista está apto para atender doenças, como aneurisma cerebral, AVC isquêmico agudo, estenose carotídea, malformação arteriovenosa cerebral, fístula arteriovenosa e tumor cerebral.
“Receber esta certificação de nível internacional reflete o comprometimento do Hospital Nove de Julho na atuação centrada no paciente e na excelência de atendimento, empoderando tanto pacientes quanto médicos com a tecnologia que transforma e o cuidado que acolhe. Contamos com um corpo clínico capaz de priorizar cada paciente em sua particularidade e necessidade. Todo esse conjunto é essencial para o melhor desfecho clínico e melhores resultados assistenciais, principalmente no caso de algo tão grave como o AVC, colocando o Hospital Nove de Julho como serviço de referência em São Paulo”, conta o diretor geral do Hospital Nove de Julho, Bruno Pinto.