O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, de São Paulo, assinou hoje um termo de cooperação com a Fundação Abrinq e o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), para o desenvolvimento do programa Família Participante na instituição paulistana. Trata-se de um projeto para incluir mães ou parentes próximos no tratamento de crianças internadas, uma iniciativa de humanização praticada pela gestão do hospital. O Família Participante promove a participação da mãe ou parente por 24 horas durante a internação da criança. O hospital oferece treinamento sobre os procedimentos hospitalares, acomodação, alimentação e higiene, além de ensinar cuidados básicos para a mãe. O resultado é a redução pela metade do tempo médio de permanência da criança nas instalações hospitalares, aumento da eficiência do tratamento com a diminuição do stress do paciente, queda no número de reinternações, diminuição do sofrimento psíquico e da angústia de pais e filhos, dentre outros fatores.
O programa teve início no Hospital Pequeno Príncipe em 1982, com um serviço de psicologia para atender pacientes e familiares. Em 2002, o projeto venceu o Prêmio Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, e em meados deste ano a fundação decidiu levar a iniciativa para outros hospitais brasileiros. O Hospital Menino Jesus foi escolhido segundo três critérios: instituição pediátrica, momento de desenvolvimento e fortalecimento institucional e prática de humanização anterior.
Na verdade, o Hospital Menino Jesus já possuía desde 1984 um projeto semelhante ao programa Família Participante, em que a mãe podia acompanhar o filho durante o período de internação. Mas não era uma prática sistematizada, como no Hospital Pequeno Príncipe. A parceria com a instituição paranaense visa justamente a aprendizagem e o aperfeiçoamento do programa, através de um intercâmbio de profissionais de ambos os hospitais para melhorias e soluções de problemas mútuos.
Sob o ponto de vista da humanização, tendência no atendimento hospitalar apoiada pelo Ministério da Saúde, o programa Família Participante estende para todos os pacientes infantis um benefício que antes era privilégio das famílias que têm dinheiro para pagar quarto particular.
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus implanta programa Família Participante
Projeto permite que mães acompanhem seus filhos internados por 24 horas, participando do processo de tratamento
Tags